Yin Yang e a Aromaterapia

extracaooetopo

Na hora de comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.

Yin Yang

Yin Yang

O princípio de Yin e Yang, na filosofia chinesa, diz que duas forças complementares compõem tudo o que existe e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo o movimento e mutação.

Ativo e Passivo

Ativo e Passivo

Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo.

Óleos Essenciais

Óleos Essenciais

Alecrim: Yang
Camomila: Yin
Canela: Yang
Gengibre: Yang
Gerânio: Yin
Rosas: Yin
Tomilho: Yang

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Yin e Yang

O princípio de Yin e Yang, na filosofia chinesa, diz que duas forças complementares compõem tudo o que existe e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo o movimento e mutação. Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo. Nosso equivalente ocidental seria o “positivo” e o “negativo”, no entanto, associar Yang com aspectos bons e Yin com aspectos ruins está completamente errado. Por exemplo: podemos afirmar que o dia é bom e a noite é ruim? Nada é totalmente Yin ou totalmente Yang; são apenas termos correspondentes. Se algo é Yin, devemos entender que as suas qualidades são mais Yin do que Yang. Conforme o sol se levanta, Yin vai diminuindo e Yang vai aumentando até chegar ao seu zênite, o ponto máximo da influência de Yang sobre Yin. Ou seja, ambas as qualidades estão sempre presentes e não há mudanças súbitas de uma para a outra. Elas sempre se equilibram.

Yin Yang e a Aromaterapia

A aromaterapia está intimamente ligada ao princípio de Yin e Yang, afinal, a complexidade química dos óleos essenciais permite a existência de ambas as qualidades na mesma substância – sempre havendo predominância de uma delas. Os óleos essenciais de rosas e gerânio, por exemplo, são freqüentemente usados durante a menopausa, quando ocorre uma queda da energia Yin na mulher. Já os óleos de alecrim, canela, gengibre e tomilho são Yang, sendo utilizados instintivamente no inverno para aquecer, ou seja, para atenuar a influencia de Yin. No entanto, há certas divergências entre os aromaterapeutas quanto as qualidades Yin e Yang predominantes nos óleos essenciais. O óleo essencial de lavanda, conhecido por suas propriedades sedativas, é citado no livro A Arte da Aromaterapia, de Robert Tisserand, como sendo Yang. E agora? Pois bem, enquanto os estudiosos ainda se entendem quanto às qualidades deste ou daquele óleo, parece haver um consenso em relação à maioria. Eis alguns:

Alecrim: Yang
Camomila: Yin
Canela: Yang
Gengibre: Yang
Gerânio: Yin
Rosas: Yin
Tomilho: Yang

Para finalizar, Yin e Yang são tradicionalmente representados em posições opostas, mostrando Yin no interior de Yang e Yang no interior de Yin – um equilibrando perfeitamente o outro.

Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo.

Comprar Óleos Essenciais

extracaooetopo

Produto: Óleos Essenciais
Marca: QUINARÍ

Mostrando 4 comentários
  • Domingos Sávio Nunes
    Responder

    Estou muito bem impressionado com os artigos apresentados, os quais trazem informações muito de muito boa qualidade. Leitores e interessados vão descobrir esta mina de informações mais cedo ou mais tarde. Eu mesmo me comprometo de apresentar a página a todos os meus conhecidos, colegas professores, alunos de pós-graduação e iniciação científica. Com certeza, também será de interesse de todos os alunos do secundário. Meus parabéns à Quinarí por esta belíssima iniciativa!

  • Francisca Zurismar felix dos reis carvalho
    Responder

    como obter esses óleos que vocês postaram na revista” Sabores Ajinomoto”
    ED.10-novembro de 2011
    bem-estar
    página 19
    ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS
    Pinheiro-silvestre
    Melaleuca(tea tree)
    lavanda
    laranja
    Ylang Ylang.
    Gostei bastante da reportagem e gostaria se possível amostra grátis desses que lhe informei, preciso desses produtos pra poder viver melhor, pois vivo tomando remédios de farmácia. agradeço a atenção

    Branca Carvalho – Rio branco – Acre,rua pera 217 Cep:69910-420.

  • walter pereira alves
    Responder

    somos do ramo -40anos- Pirodestil´-agro industrial- petendo entrar no setor novamente com-sementes de neen- globulos etc…, gostaria de maiores infomaões para atualização inclusive -Mudas p/ plantio

  • Hebert
    Responder

    Wagner, muito obrigado por todo o conteúdo disponibilizado, o seu trabalho é digno de glórias, conheci o teu site, e o seu trabalho, por conta de uma pesquisa escolar, atualmente estou cursando Massoterapia no Senac de Ribeirão Preto (SP).
    Ainda não olhei todo o conteúdo do site, pois tem muita coisa, poderia me indicar livros para me aprofundar na Aromaterapia?
    Desde já agradeço toda sua disposição meu amigo.

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia dos Óleos Essenciais ao seu favor.

img-aromaterapia
error: Conteúdo protegido!