Yin Yang e a Aromaterapia

extracaooetopo

Na hora de comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.

Yin Yang

Yin Yang

O princípio de Yin e Yang, na filosofia chinesa, diz que duas forças complementares compõem tudo o que existe e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo o movimento e mutação.

Ativo e Passivo

Ativo e Passivo

Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo.

Óleos Essenciais

Óleos Essenciais

Alecrim: Yang
Camomila: Yin
Canela: Yang
Gengibre: Yang
Gerânio: Yin
Rosas: Yin
Tomilho: Yang

Escrito por Wagner Azambuja
img-curso-aromaterapia

Yin e Yang

O princípio de Yin e Yang, na filosofia chinesa, diz que duas forças complementares compõem tudo o que existe e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo o movimento e mutação. Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo. Nosso equivalente ocidental seria o “positivo” e o “negativo”, no entanto, associar Yang com aspectos bons e Yin com aspectos ruins está completamente errado. Por exemplo: podemos afirmar que o dia é bom e a noite é ruim? Nada é totalmente Yin ou totalmente Yang; são apenas termos correspondentes. Se algo é Yin, devemos entender que as suas qualidades são mais Yin do que Yang. Conforme o sol se levanta, Yin vai diminuindo e Yang vai aumentando até chegar ao seu zênite, o ponto máximo da influência de Yang sobre Yin. Ou seja, ambas as qualidades estão sempre presentes e não há mudanças súbitas de uma para a outra. Elas sempre se equilibram.

Yin Yang e a Aromaterapia

A aromaterapia está intimamente ligada ao princípio de Yin e Yang, afinal, a complexidade química dos óleos essenciais permite a existência de ambas as qualidades na mesma substância – sempre havendo predominância de uma delas. Os óleos essenciais de rosas e gerânio, por exemplo, são freqüentemente usados durante a menopausa, quando ocorre uma queda da energia Yin na mulher. Já os óleos de alecrim, canela, gengibre e tomilho são Yang, sendo utilizados instintivamente no inverno para aquecer, ou seja, para atenuar a influencia de Yin. No entanto, há certas divergências entre os aromaterapeutas quanto as qualidades Yin e Yang predominantes nos óleos essenciais. O óleo essencial de lavanda, conhecido por suas propriedades sedativas, é citado no livro A Arte da Aromaterapia, de Robert Tisserand, como sendo Yang. E agora? Pois bem, enquanto os estudiosos ainda se entendem quanto às qualidades deste ou daquele óleo, parece haver um consenso em relação à maioria. Eis alguns:

Alecrim: Yang
Camomila: Yin
Canela: Yang
Gengibre: Yang
Gerânio: Yin
Rosas: Yin
Tomilho: Yang

Para finalizar, Yin e Yang são tradicionalmente representados em posições opostas, mostrando Yin no interior de Yang e Yang no interior de Yin – um equilibrando perfeitamente o outro.

Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo.

Comprar Óleos Essenciais

extracaooetopo

Produto: Óleos Essenciais
Marca: QUINARÍ

Showing 4 comments
  • Domingos Sávio Nunes
    Responder

    Estou muito bem impressionado com os artigos apresentados, os quais trazem informações muito de muito boa qualidade. Leitores e interessados vão descobrir esta mina de informações mais cedo ou mais tarde. Eu mesmo me comprometo de apresentar a página a todos os meus conhecidos, colegas professores, alunos de pós-graduação e iniciação científica. Com certeza, também será de interesse de todos os alunos do secundário. Meus parabéns à Quinarí por esta belíssima iniciativa!

  • Francisca Zurismar felix dos reis carvalho
    Responder

    como obter esses óleos que vocês postaram na revista” Sabores Ajinomoto”
    ED.10-novembro de 2011
    bem-estar
    página 19
    ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS
    Pinheiro-silvestre
    Melaleuca(tea tree)
    lavanda
    laranja
    Ylang Ylang.
    Gostei bastante da reportagem e gostaria se possível amostra grátis desses que lhe informei, preciso desses produtos pra poder viver melhor, pois vivo tomando remédios de farmácia. agradeço a atenção

    Branca Carvalho – Rio branco – Acre,rua pera 217 Cep:69910-420.

  • walter pereira alves
    Responder

    somos do ramo -40anos- Pirodestil´-agro industrial- petendo entrar no setor novamente com-sementes de neen- globulos etc…, gostaria de maiores infomaões para atualização inclusive -Mudas p/ plantio

  • Hebert
    Responder

    Wagner, muito obrigado por todo o conteúdo disponibilizado, o seu trabalho é digno de glórias, conheci o teu site, e o seu trabalho, por conta de uma pesquisa escolar, atualmente estou cursando Massoterapia no Senac de Ribeirão Preto (SP).
    Ainda não olhei todo o conteúdo do site, pois tem muita coisa, poderia me indicar livros para me aprofundar na Aromaterapia?
    Desde já agradeço toda sua disposição meu amigo.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!