Óleo Essencial de Cardamomo

Óleo Essencial de Cardamomo
icon-gotaNome:
Óleo Essencial de Cardamomo / Cardamom Essential Oil
icon-plantaNome Científico:
Elettaria cardamomum
icon-microscopioComponente de Destaque:
1,8-Cineol / Eucaliptol (eucalyptol)
icon-fichaDescrição:
Líquido de coloração amarelada que apresenta um agradável odor quente-picante.
icon-potePrincipais aplicações:
Bastante empregado na indústria alimentícia, como flavorizante, e na fabricação de perfumes, principalmente na composição de colônias frescas e que contém notas de chá. Na aromaterapia, é utilizado como auxiliar no tratamento de dispepsias, espasmos intestinais, bronquites, inflamações e perda de apetite.

Escrito por Wagner Azambuja

 

Cardamomo

 

O nome cardamomo é usado para designar diversas espécies em três gêneros da família do gengibre (as zingiberáceas): Elettaria, Amomum e Aframomum. Neste artigo, no entanto, trataremos apenas da Elettaria cardamomum, uma planta originária do sul da Índia e Sri-Lanka também conhecida por cardamomo-verde. Esta “variedade” de cardamomo normalmente se desenvolve em florestas tropicais úmidas de altitude e não tolera o vento, baixas temperaturas e solos mal drenados. É uma planta que atinge em média 2 metros de altura e seus frutos, do tipo cápsulas, protegem suas famosas (e caras) sementes. Aliás, o cardamomo é a terceira especiaria mais cara no mercado, perdendo apenas para o açafrão e a baunilha. De sabor adocicado, refrescante e picante, suas sementes (soltas ou já moídas) são bem vindas no preparo de massas, bolos, cremes, licores, cafés e outros.

“As sementes de cardamomo contêm 3,5 a 4,6% de óleo essencial, todavia pode atingir 8%, cerca de 11 a 17% de resinas, 1,5% de um óleo constituído por beta-sitosterol, 20 a 40% de amido e 10% de sais diversos.”

 

Óleo Essencial de Cardamomo

 

O óleo essencial de cardamomo, de coloração amarelada, é extraído por destilação a vapor de suas sementes e apresenta um agradável odor quente/picante. É, inclusive, o óleo mais aromático obtido a partir de sementes e um dos mais antigos em uso, afinal, Valerius Cordus, um célebre botânico alemão, publicou sua técnica de destilação em meados de 1540. Ele contém mais de 25% de cineol, diversos hidrocarbonetos (limoneno, sabineno, etc), vários álcoois (borneol, linalol, d-alfa-terpineol) e 32 a 52% de acetato de terpenilo. Recentemente, também foi identificado o ascaridol, diversos aldeídos e cetonas, e heptacosano em sua composição. Quanto suas aplicações, és um óleo bastante empregado na indústria alimentícia, como flavorizante, e na fabricação de perfumes – principalmente na composição de colônias frescas e que contém notas de chá, exemplos: Shiraz (Natura), Starring for Men (Avon) e Voyage d’Hermès (Hermès). Na terapêutica, pode ajudar em casos dispepsias, espasmos intestinais, bronquites, inflamações e perda de apetite. Todavia, trata-se de um óleo que, quando puro, é capaz de provocar dermatites – razão pela qual deve sempre ser diluído antes do uso.

Eucaliptol_Art

O óleo essencial de cardamomo é muito aromático e um dos mais antigos em uso, afinal, Valerius Cordus, um célebre botânico alemão, publicou sua técnica de destilação em meados de 1540.

 

Comprar Óleo Essencial de Cardamomo

 

Cardamomo06

Deixe um comentário