Óleo Essencial de Cardamomo

Óleo Essencial de Cardamomo

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleo Essencial de Cardamomo

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Cardamomo / Cardamom Essential Oil

Nome científico

Elettaria cardamomum

Componente de destaque

1,8-Cineol / Eucaliptol

Descrição

Líquido de coloração amarelada que apresenta um agradável odor quente-picante.

Principais aplicações

Bastante empregado na indústria alimentícia, como flavorizante, e na fabricação de perfumes, principalmente na composição de colônias frescas e que contém notas de chá. Na aromaterapia, é utilizado como auxiliar no tratamento de dispepsias, espasmos intestinais, bronquites, inflamações e perda de apetite.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Cardamomo

O nome cardamomo é usado para designar diversas espécies em três gêneros da família do gengibre (as zingiberáceas): Elettaria, Amomum e Aframomum. Neste artigo, no entanto, trataremos apenas da Elettaria cardamomum, uma planta originária do sul da Índia e Sri-Lanka também conhecida por cardamomo-verde. Esta “variedade” de cardamomo normalmente se desenvolve em florestas tropicais úmidas de altitude e não tolera o vento, baixas temperaturas e solos mal drenados. É uma planta que atinge em média 2 metros de altura e seus frutos, do tipo cápsulas, protegem suas famosas (e caras) sementes. Aliás, o cardamomo é a terceira especiaria mais cara no mercado, perdendo apenas para o açafrão e a baunilha. De sabor adocicado, refrescante e picante, suas sementes (soltas ou já moídas) são bem vindas no preparo de massas, bolos, cremes, licores, cafés e outros.

“As sementes de cardamomo contêm 3,5 a 4,6% de óleo essencial, todavia pode atingir 8%, cerca de 11 a 17% de resinas, 1,5% de um óleo constituído por beta-sitosterol, 20 a 40% de amido e 10% de sais diversos.”

Óleo Essencial de Cardamomo

O óleo essencial de cardamomo, de coloração amarelada, é extraído por destilação a vapor das sementes da Elettaria cardamomum e apresenta um agradável odor quente/picante. Não dever ser confundido, portanto, com o óleo essencial de cardamomo preto (Amomum subulatum), planta que pertence a outro gênero e que contém (-)-allo-aromadendrene na sua composição. O óleo de E. cardamomum é, segundo alguns autores, o mais aromático obtido a partir de sementes e um dos mais antigos em uso, afinal, Valerius Cordus, um célebre botânico alemão, publicou sua técnica de destilação em meados de 1540. Ele contém mais de 25% de 1,8-cineol, diversos hidrocarbonetos (limoneno, sabineno, etc), vários álcoois (borneol, linalol, d-alfa-terpineol) e 25 a 40% de acetato de terpenilo. Recentemente, também foi identificado o ascaridol, diversos aldeídos e cetonas, e heptacosano em sua composição. Quanto suas aplicações, é bastante empregado na indústria alimentícia, como flavorizante, e na fabricação de perfumes – principalmente na composição de colônias frescas e que contém notas de chá, exemplos: Shiraz (Natura), Starring for Men (Avon) e Voyage d’Hermès (Hermès). Todavia, trata-se de um óleo que, quando puro, é capaz de provocar dermatites – razão pela qual deve sempre ser diluído antes do uso. Também, em razão do seu alto conteúdo de 1,8-cineol, conforme Melis (1989) em “Accidental nasal eucalyptol and menthol instillation”, a inalação dele por longos períodos deve ser evitada por crianças pequenas (menos de 2 anos de idade). Afinal, o 1,8-cineol, embora seja um exímio expectorante e supressor da liberação de citocinas, o qual é empregado na formulação de medicamentos para rinite, bronquite e asma, não é indicado para bebês ou crianças pequenas – sob o risco de causar uma descompensação respiratória – pois, nas crianças pequenas, o 1,8-cineol ativa os receptores TRPM8, que acaba por estimular o nervo trigêmeo onde, por reflexo, reduz a frequência respiratória. Na aromaterapia, o óleo essencial de cardamomo é geralmente indicado em casos dispepsias, espasmos intestinais, bronquites, inflamações, perda de apetite e como antiemético.

O cardamomo e seu óleo estão listados na Indian Materia Medica como aliviadores de náuseas e vômitos. Isto ocorre, provavelmente, por conta do teor de borneol existente no óleo, que age bloqueando a ação da acetilcolina tal como o fármaco comercial antiemético prometazina. Assim sendo, conforme cita Cabo e colaboradores (1986) em “The spasmolytic activity of various aromatic plants from the province of Granada. The activity of major components of their essential oils.”, este óleo é capaz de restaurar o equilíbrio excitatório-inibitório e aliviar os sintomas de náuseas e vômitos em poucos minutos. Também, de acordo com Hashim (1994) em “Modulatory effects of essential oils from spices on the formation of DNA adduct by aflatoxin B1 in vitro”, o óleo essencial de cardamomo é capaz de inibir a carcinogênese induzida pela aflatoxina B1 (AFB1), o principal metabólito produzido por fungos do gênero Aspergillus. A aflatoxina B1 está epidemiologicamente associada a alta incidência de câncer hepático, a qual manifesta seus efeitos tóxicos após conversão hepática em AFB1-epóxido – sendo responsável por múltiplos casos fatais, anualmente. Já em outro estudo, com ratos, verificou-se que este óleo é um potente estimulante da GST (Glutationa S-Transferase), uma enzima desintoxicante que – nos humanos – promove a conjugação de carcinógenos que sofrem prévia bioativação pelas enzimas de fase I do metabolismo de xenobióticos no interior do citocromo P450. Isto significa que o óleo de cardamomo, ao aumentar a atividade da GST, pode diminuir a toxicidade de substâncias mutagênicas, contribuindo para a desintoxicação do organismo. Todavia, até o momento, não é possível afirmar que este é o “mecanismo de ação” em relação a aflatoxina B1 (AFB1), relatado anteriormente. Por fim, Jamal (2006) em “Gastroprotective effect of cardamom, Elettaria cardamomum Maton. fruits in rats”, afirma que o óleo de cardamomo é um possível agente gastroprotetor, pois em ratos é capaz de inibir a irritação gástrica e lesões ulcerativas induzidas por etanol e aspirina.

Óleo Essencial de Cardamomo
Comprar Óleo Essencial de Cardamomo

O óleo essencial de cardamomo é muito aromático e um dos mais antigos em uso, afinal, Valerius Cordus, um célebre botânico alemão, publicou sua técnica de destilação em meados de 1540.

Comprar Óleo Essencial de Cardamomo

Óleo Essencial de Cardamomo

Produto: Óleo Essencial de Cardamomo
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.228209/2019-03

codigo
imagens

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!