
NO ATACADO: em torno de USD 750,00 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808
Ascaridol
O ascaridol (ascaridole), de fórmula molecular C10H16O2, é uma substância orgânica de origem natural pertencente à classe dos monoterpenos bicíclicos e que possui uma ponte formada pelo grupo funcional peróxido. Ele foi o primeiro, e por muito tempo, o único derivado de ocorrência natural contendo o grupo peróxido. Apresenta-se como um líquido incolor tóxico de odor pungente e solúvel em muitos solventes orgânicos. Está presente no óleo essencial do boldo do Chile (Peumus boldus), onde é o responsável, em parte, pelo seu odor característico e é um dos maiores constituintes – atingindo cerca de 90% – do óleo essencial das folhas e dos frutos do quenopódio ou erva de Santa Maria ou ainda mentruz (Chenopodium ambrosioides).
“O povo Asteca utilizava o quenopódio para combater a disenteria e contra as picadas de insetos e aranhas.”
Aplicações
O nome ascaridol deriva de Ascaris, gênero do verme intestinal popularmente conhecido como lombriga, sendo utilizado há muitas décadas como anti-helmíntico no controle de nematóides. Ele possui um efeito narcótico e inibitório nos parasitas intestinais, fazendo com que eles se desprendam do tecido ao qual estão aderidos. No início do século XX, era a substância mais utilizada para combater parasitas intestinais em humanos e em animais, no entanto, por ser tóxico, seu uso não é mais comum. Em doses elevadas, pode causar irritação na pele e mucosas, cefalalgia, taquicardia, parada respiratória e até a morte. Isolado pela primeira vez do quenopódio, em 1908 por Hüthig, o ascaridol foi descrito inicialmente como instável e explosivo. Inclusive, em conseqüência da sua instabilidade (em particular térmica), isolá-lo sempre foi, e continua sendo, uma tarefa difícil. Vários métodos já foram testados sem muito sucesso, como por exemplo: a destilação fracionada não conduz a resultados quantitativos, embora ofereça a vantagem do enriquecimento das frações. Já o método da formação do complexo cristalino com a tioureia origina um composto muito impuro, e, por fim, a cromatografia preparativa na fase gasosa produz um ascaridol contendo produtos da sua degradação. Entretanto, a cromatografia em placas de gel de sílica, na modalidade preparativa, tem demonstrado bons resultados, permitindo isolar o ascaridol puro.
Para finalizar, o ascaridol pode ser sintetizado através da fotoxidação do alfa-terpineno, como mostrado na figura abaixo.

E mais recentemente, foi proposta uma nova de síntese do ascaridol, a partir do alfa-terpineno, empregando fotoxidação, CO2 supercrítico (scCO2) e uma porfirina altamente fluorada (TPFPP).

O ascaridol possui um efeito narcótico e inibitório nos parasitas intestinais, fazendo com que eles se desprendam do tecido ao qual estão aderidos. No início do século XX, era a substância mais utilizada para combater parasitas intestinais em humanos e em animais, no entanto, por ser tóxico, seu uso não é mais comum.
Comprar Especialidades Químicas

Produto: Especialidades Químicas
Marca: QUINARÍ
essas informações ajudaram muito minha pesquisa 😉
Fico feliz por isso Erika!!!
não existe mais o Oleo da erva santa maria para comprar? E como chamava esse antigo remedio nome comercial nas farmacias?
Tenho plantaçao no meu quintal de erva santa maria,tomo cha sempre,faço sauna,,,uma bençao de Deus.Ate minha cachorra toma, ela vai fazer 18 anos e saudavel e olha que e uma poodle que nao vive 10 ai em sao paulo.Amem.
TENHO ESSA PLANTA DE ERVA DE SANTA MARIA TOMO DE VEZ ENQUANDO UM CHAZINHO TEM PROBLEMAS ALGUEM QUE UTILIZA SABE DIZER A DOSAGEM HUMANA?
ABRAÇOS DE
ANTONIO SERGIO
erva de santa maria cura a tuberculose e ajuda muito no tratamento da hanseniase