Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
eucaliptocitriodoratopo

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora / Eucalyptus Citriodora Oil / Lemon Eucalyptus Oil

Nome científico

Corymbia
citriodora

Componente de destaque

Citronelal/rhodinal
(citronellal)

Descrição

Líquido incolor a amarelo palha, as vezes esverdeado, de odor fresco (limão) e herbal.

Principais aplicações

Fabricação de perfumes (através do citronelal), produtos de limpeza e repelentes. Na aromaterapia, é indicado para aliviar dores reumáticas, inflamações na garganta e atua como descongestionante das vias respiratórias. É o preferido para a aplicação em saunas.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Eucalipto Citriodora

O eucalipto citriodora ou eucalipto-limão (Eucalyptus citriodora) é uma árvore de média a grande que pode atingir até 50 metros de altura. Reclassificada como Corymbia citriodora, trata-se de uma espécie que produz madeira de excelente qualidade, sendo muito utilizada na produção de carvão, mourões, postes, lenha para energia e outros. É tolerante a diversos tipos de solos, embora tenha preferência por subsolos bem drenados e pedregosos, e apresenta rápido desenvolvimento. Quanto à colheita, opta-se pelos meses secos do ano, que para a região sudeste, ocorre de abril a setembro. Neste período, tem-se o menor teor de umidade nas folhas e conseqüentemente o maior rendimento em óleo e citronelal. Suporta cortes seguidos, com excelente brotação, e se encontra principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba.

“O eucalipto citriodora possui 106.000 sementes/kg, originando, em média, 50.000 mudas por quilograma de semente. No estado de São Paulo, recomenda-se para o cultivo desta espécie o espaçamento de 3 m entre linhas duplas, espaçadas de 1 m, e 1 m entre as plantas na linha, com uma densidade de plantio de 5.000 árvores/ha.”

Produção no Brasil

Originário da Austrália, esta espécie de eucalipto foi introduzida no Brasil em 1855, e, no começo do século XX, grandes plantações surgiram próximas à cidade paulista de Jundiaí por ação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), que tinha como objetivo básico o aproveitamento da lenha como combustível. Pouco mais tarde, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, houve uma falta do óleo essencial de citronela (do tipo Java) no mercado, que era utilizado na fabricação de perfumes (através do citronelal). Com isso, a indústria passou a utilizar o óleo de eucalipto citriodora como substituto, alavancando a sua produção, inclusive no Brasil. Dentre as espécies de eucalipto, aliás, esta é a mais cultivada para a produção de óleo que, neste caso, localiza-se principalmente nas folhas, em glândulas distribuídas pelo mesofólio. Seu rendimento é de 1 a 1,5% sobre o material destilado, o que significa que para cada tonelada de folha, obtém-se, em média, 12 kg de óleo essencial. Entretanto, tal rendimento pode ser diretamente afetado pela omissão de alguns macros e micronutrientes, como o de nitrogênio e boro.

Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

O óleo essencial de eucalipto citriodora é um líquido amarelo ou amarelo-esverdeado que cheira a limão. Dentre os seus constituintes, predomina o citronelal (rhodinal), presente em quantidades que variam de 60 a 85%. Contém, também, citronelol, isopulegol (resultante, talvez, da ciclização do citronelal durante a armazenagem), limoneno, p-cimento e pequenas porcentagens de alfa e beta pineno, cineol e guaiol. Na indústria, este óleo é bastante empregado na fabricação de produtos de limpeza e de repelentes para insetos. Da sua retificação, obtém-se o citronelal, utilizado em perfumaria e também na produção de mentol. Aliás, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é referência na obtenção de mentol sintético via citronelal, cujo processo ocorre através de catalisadores na presença de hidrogênio em uma única etapa. Tônico geral, é considerado um óleo anti-séptico e bactericida, sendo utilizado, inclusive, pela indústria veterinária. Isto porque o citronelal demonstra ótimos resultados no controle de isolados resistentes de Boophilus microplus, uma espécie de carrapato que, nos últimos anos, tornou-se um grande problema da bovinocultura brasileira, sendo responsável por consideráveis perdas econômicas e pela transmissão de hemoparasitos causadores da “tristeza parasitária“. Além disso, é o principal componente do produto italiano Apilife/VAR, utilizado no controle de ácaros de colmeias de abelhas, e, a mistura deste elemento com timol resulta num poderoso acaricida contra Varroa jacobsoni. Em todos estes casos, os produtos apresentam baixa toxicidade aos mamíferos, rápida degradação e lento desenvolvimento de resistência, fatores de grande apelo comercial atualmente. Ainda, este óleo na aromaterapia é indicado para aliviar dores reumáticas, inflamações na garganta e atua como descongestionante das vias respiratórias. Por fim, é o preferido para a aplicação em saunas.

Citronelal_Art

(*) as características físico-químicas deste óleo segundo a ISO 3044-1974 são: densidade relativa (20º C) de 0,858 a 0,877; índice de refração (20º C) de 1,4500 a 1,4590; rotação óptica (20º C) de -2 a +4; constituinte principal: citronelal, com mínimo de 80% e solubilidade em etanol de 80% v/v (20º C) 1 vol em 2 vols.

Comprar Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

Na indústria, o óleo essencial de eucalipto citriodora é bastante empregado na fabricação de produtos de limpeza e de repelentes para insetos. Da sua retificação, obtém-se o citronelal, utilizado em perfumaria e também na produção de mentol.

Óleo de Eucalipto para Saunas

Depois de um dia carregado de trabalho, nada melhor do que uma sessão de sauna para relaxar, não é mesmo? Afinal elas aliviam o estresse, eliminam as impurezas do organismo, desobstruem as vias respiratórias, melhoram a circulação sanguínea, enfim, ajudam a manter o equilíbrio de nossa saúde em meio ao caos da vida moderna. Prá quem não sabe, há dois tipos de saunas: a “úmida” e a “seca”. A sauna úmida, também chamada de “a vapor”, utiliza-se de geradores (elétricos, a gás ou a lenha) para aquecer a água e produzir vapor. É a mais comum no Brasil. Sua temperatura interna raramente ultrapassa os 60 graus Celsius e suas cabines quase sempre são revestidas de algum material cerâmico – em função da umidade. Já a sauna seca, ou finlandesa, não libera vapor. Ela trabalha esquentando o ar (não mais a água) por meio de fornos, ou geradores de calor, que podem elevar a temperatura interna das cabines até os 100 graus Celsius. Revestidas de madeira, elas são as preferidas no sul do Brasil em função da forte colonização européia. Apesar das “essências” prontas que são vendidas em casas especializadas, há muita procura pelos óleos essenciais 100% naturais. Afinal, eles não contêm qualquer veículo (ou mistura) que despontecializa suas propriedades terapêuticas. São absolutamente puros e, por isso, transferem toda a força vital da natureza a quem possa interessar. O óleo essencial de eucalipto citriodora, ou apenas óleo de eucalipto (neste caso), é o mais utilizado para este fim, pois se trata de um excelente estimulante, bactericida e descongestionante (capaz de melhorar os quadros de gripe, resfriado, tosse, bronquite, etc.). Ou seja, uma sessão de sauna com este óleo é ideal para relaxar, repor as energias e ainda cuidar do corpo.

Comprar Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

eucaliptocitriodoravenda

Produto: Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.183094/2017-11

eucaliptocitriodorabarcode
imagens
Mostrando 5 comentários
  • protaze magevski
    Responder

    Gostaria de estar fazendo pesquisa , juntamente com com incaper , com fins de testar eficiencia deste oleo , citriodora ,, para controle do acaro da erinose da lichia , uso agricola , aguardo retorno 027998495430 02732634826

  • Cleber
    Responder

    Boa noite. Uso essência diluída para borrifar na toalha a ser colocada no rosto do cliente antes de barbear. Esse produto pode ser usado para esse fim também?

  • Marcelus Raicle
    Responder

    Boa noite !
    Tenho uma plantação de eucalipto citriodora e gostaria de saber como explorar e vender as folhas.
    Podem me ajudar neste processo ?
    Desde já agradeço!
    Att,
    Marcelus Raicle

  • Flávio
    Responder

    Prezado Marcelus Raicle, Muito bom dia.

    Sou Engenheiro Florestal, Doutor em silvicultura clonal e pesquisador científico, estabelecido em Viçosa- MG. São 37 anos de experiencia florestal trabalhando com eucalipto, Acacia, Mogno africano e outras essências florestais de importancia econômico-social, inclusive com experiencia no manejo de florestas de eucalipto para produção de óleos essenciais. Coloco meus serviços profissionais de consultorias ao seu dispor pelo watsapp: 31 9 91514063. Grato. Dr. Flávio.

  • Luis Fernando Mattos Faria
    Responder

    ola posso usar o pó de serra dessa citrodora para defumação de carnes??

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!