Citronelol

tamborespadraooe

NO ATACADO: em torno de USD 36,90 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808

Nome

Nome

Citronelol / Dihidrogeraniol | Citronellol

Fórmula Molecular

Fórmula Molecular

C10H20O

Número ou Registro CAS

Número ou Registro CAS

106-22-9

Características

Características

Líquido oleoso levemente amarelado de odor floral.

Fontes Naturais e Aplicações

Fontes Naturais e Aplicações

● Óleos essenciais de citronela, gerânio, rosas e outros.
● Alimentos (aromatizante, especialmente de cereja, morango, pêssego e tutti-frutti), medicamentos, repelentes e perfumes (nota floral limpa e fresca).

Escrito por Wagner Azambuja
img-curso-aromaterapia

Citronelol

O citronelol (citronellol), também conhecido por dihidrogeraniol, CAS number 106-22-9, é um monoterpeno acíclico bastante estável que apresenta ponto de ebulição em 225º C, densidade de 0.855 g/cm3 e massa molar de 156.27 g/mol. De aspecto oleoso, trata-se de um líquido irritante de coloração levemente amarelada (ou mesmo incolor), pouco solúvel na água e com nenhuma afinidade por agentes oxidantes. É formado por dois enantiômeros, o (+)-citronelol, mais comum, encontrado no óleo essencial de citronela, e o (-)-citronelol, presente nos óleos de gerânio, rosas e outros, os quais são muito utilizados pelos mais diversos ramos da indústria.

“De acordo com estudos, o teor de citronelol e citronelal no óleo essencial de citronela é significativamente maior em plantas colhidas após seis meses do plantio, com cerca de 30 cm de altura.”

Aplicações

Naturalmente, o citronelol pode ser obtido através da destilação a vapor dos óleos acima listados ou por síntese – a partir do citronelal, o seu aldeído correspondente, por meio da redução com amálgama de sódio e ácido acético glacial. O (-)-citronelol cheira a rosas, e, por isto, é bastante utilizado em formulações de fragrâncias e perfumes – conferindo-lhes uma deliciosa nota floral limpa e fresca. Esta característica floral, inclusive, também é útil para a indústria de flavours, que a utiliza para imitar os sabores de cereja, morango, pêssego, tutti-frutti e outros. O isômero (+)-citronelol também é empregado nestas áreas, porém em menor escala. Além disso, o citronelol ainda possui outras propriedades, como agente repelente de insetos e alguns efeitos farmacológicos, por exemplo: pesquisas indicam que o citronelol, em uma concentração de 500 ppm, é capaz de inibir completamente o crescimento e a produção de aflatoxina, uma substância que causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais.

Citronelol

O (-)-citronelol cheira a rosas, e, por isto, é bastante utilizado em formulações de fragrâncias e perfumes – conferindo-lhes uma deliciosa nota floral limpa e fresca. Esta característica floral, inclusive, também é útil para a indústria de flavours, que a utiliza para imitar os sabores de cereja, morango, pêssego, tutti-frutti e outros.

Comprar Especialidades Químicas

tamborespadraooe

Produto: Especialidades Químicas
Marca: QUINARÍ

Deixe um comentário

error: Content is protected !!