Óleo Essencial de Citronela

citronelatopo

NO ATACADO: em torno de USD 48,00 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808

Nome

Nome

Óleo Essencial de Citronela / Óleo Essencial de Cidró Paraguai / Citronella Essential Oil

Nome Científico

Nome Científico

Cymbopogon winterianus

Componente de Destaque

Componente de Destaque

Citronelal

Descrição

Descrição

Líquido de coloração amarelada de odor fresco e herbal.

Principais Aplicações

Principais Aplicações

Bastante utilizado como repelente de insetos, inclusive com eficácia comprovada contra o mosquito transmissor da dengue, baratas, carrapatos, pulgas e abelhas. Na aromaterapia, ainda é empregado como tônico geral e antisséptico. Também é utilizado na fabricação de fragrâncias e perfumes, via citronelal.

Escrito por Wagner Azambuja
img-curso-aromaterapia

Citronela

A citronela, inicialmente conhecida como Andropogon nardus, é uma erva resistente que pode alcançar cerca de noventa centímetros de altura e tem folhas finas e compridas que florescem quando mantidas em estado natural. Existem duas espécies principais das quais se obtém o óleo, a citronela de Java (Cymbopogon winterianus), mais rica em citronelal, e a citronela do Ceilão (Cymbopogon nardus), rica em geraniol. No Brasil, encontra-se praticamente só a citronela de Java. Embora sejam morfologicamente diferentes, é comum a confusão entre estas citronelas. A de Java (mahapengiri) possui folhas menores e mais largas em relação à do Ceilão (lenabatu), entretanto, é a de Java que apresenta o maior rendimento em óleo essencial, com teores de citronelal mais elevados.

“Para o plantio de citronela, recomenda-se o espaçamento de 1 a 1,2 m entre linhas e 0,5 a 0,6 m entre plantas, com uma densidade de 13.000 a 20.000 plantas/ha.”

Óleo Essencial de Citronela

A primeira remessa de óleo para a Europa foi conhecida como Oleum siree e o Sri Lanka foi o principal exportador até 1890, quando Java começou a produzir um óleo com maiores porcentagens de citronelal. Naquela época, inclusive, o óleo de Sri Lanka costumava ser adulterado com querosene para permitir a redução de seu preço e já naquele tempo era um conhecido ingrediente das velas de cera que ajudava a afastar mosquitos. No Brasil, a citronela de Java foi introduzida em 1946 e encontrou excelentes condições de desenvolvimento, onde apresenta um rendimento de 30 a 40 toneladas de folhas por hectare/ano (em 2 cortes anuais), com um teor de óleo de 0,6% e, portanto, 180 a 200 quilos de óleo por hectare/ano. O óleo de Java contêm, em média, 32-45% de citronelal e o do Ceilão 18-20% de geraniol, sendo este último mais empregado em perfumaria. Além do citronelal e geraniol, os óleos de citronela ainda contêm citronélico (ácido), borneol, citronelol, nerol (alcoóis), citral, canfeno, dipenteno e limoneno (terpenos), sendo o citronelal um dos componentes mais versáteis devido a sua capacidade de dar origem a outros produtos odoríferos, como hidroxicitronelal, citronelol e di-hidroxicitronelal, largamente empregados na indústria de fragrâncias.

Citronelal

Quanto as aplicações, sabe-se que o óleo essencial de citronela é um excelente repelente de insetos e, também, um poderoso bactericida e desodorante. Comprovou-se, através de pesquisas, que ele é capaz de controlar (em 100%) o avanço da bactéria Ralstonia solanacearum em mudas de bananeiras, praga que também está associada à graves danos a batatas, morangos, tomates e outras plantas. Ainda, apresenta resultados positivos contra a germinação de esporos de Botrytis cinerea, o fungo responsável pela “podridão cinzenta” e que ataca diversos tipos de frutas durante a fase final do processo maturativo. Além disto, por conta da presença do citral, citronelal e geraniol em sua composição, ele consegue inibir a formação do ácido isovalérico, produzido a partir do suor da pele por algumas bactérias (S. epidermidis e B. subtilis) e que resulta no mau cheiro dos pés. Sim, o óleo de citronela é eficiente contra o chulé. Já na aromaterapia, este óleo funciona como um tônico para o organismo em geral, equilibrando o coração e o sistema nervoso, além de ser um estimulante eficaz, útil também contra dores reumáticas. Para finalizar, o óleo de citronela ainda é fracionado para a obtenção do citronelal puro, um componente bastante empregado pelos mais diversos ramos da indústria; de precursor para a artemisinina (uma importante droga antimalárica) à potencializador de notas cítricas na perfumaria.

No Brasil, a citronela de Java foi introduzida em 1946 e encontrou excelentes condições de desenvolvimento, onde apresenta um rendimento de 30 a 40 toneladas de folhas por hectare/ano (em 2 cortes anuais), com um teor de óleo de 0,6% e, portanto, 180 a 200 quilos de óleo por hectare/ano.

Repelente de Citronela

Você já ouviu falar em DEET? DEET é o acrônimo para N,N-dietil-meta-toluamida, um ativo sintético repelente de insetos extensivamente empregado na formulação de diversos produtos personal care. Desenvolvido pelo departamento de agricultura dos EUA, o DEET, atualmente, está presente na maioria dos repelentes comerciais, dos mais baratos aos mais caros. É considerado um produto seguro, inclusive para gestantes, e os casos de toxicidade encontrados na literatura médica, quase sempre, relacionam-se com o uso prolongado, excessivo ou inapropriado dos produtos contendo DEET. Eis o “X” da questão, afinal, inexiste uma orientação, clara e objetiva na rotulagem destes produtos sobre estes limites. O consumidor não sabe, por exemplo, quantas borrifadas/tempo ele pode dar num determinado ambiente com segurança. É por esta razão, e também pelo apelo do “natural”, que muitas pessoas estão substituindo o uso destes produtos, industrializados, por naturais – como o óleo essencial de citronela, que também apresenta excelentes resultados. Afinal, sabe-se que o óleo de citronela é um ótimo repelente de insetos, e não apenas contra mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zica. Atualmente, sabe-se que este óleo apresenta eficácia comprovada contra baratas, abelhas e carrapatos. Exemplos: num estudo, o óleo de citronela (diluído a 4%), foi tão eficaz quanto o carrapaticida amitraz no controle da infestação de carrapatos. Já em outro, diluído a 3% em xampus, demonstrou ótimos resultados no controle de pulgas, podendo, inclusive, ser empregado em formulações veterinárias.

Conforme já exposto, o óleo essencial de citronela é um excelente repelente de insetos, todavia, para obtermos seus melhores resultados, algumas considerações devem ser feitas. Por se tratar de um produto volátil, é evidente que a temperatura do ambiente, e da própria pele, acaba interferindo diretamente na ação deste óleo como repelente. De acordo com as pesquisas até aqui realizadas, o efeito de repelência da maioria dos óleos essenciais não ultrapassa 2 horas após a aplicação (tópica), podendo, através de sinergias, chegar próximo de 3 horas. Aliás, isoladamente, o óleo que apresentou maior durabilidade (isto não significa melhor potência nem eficácia) contra o Aedes aegypti foi o de aipo sementes – cujo tempo de repelência foi de 2 horas e 20 minutos. Ou seja, um repelente natural, manipulado a partir do óleo de citronela, deve ser reaplicado a cada 2 horas a fim de manter o grau de segurança, principalmente em grávidas e crianças. Além disto, o óleo de citronela não deve ser aplicado puro sobre a pele, sendo necessário, para este fim, a sua diluição a 5% em algum óleo vegetal (cerca de 100 gotas de óleo essencial para cada 100 mL de óleo vegetal). Desta maneira, fica garantida a eficácia, e, também, a segurança – pois ao contrário dos produtos comerciais, a base de DEET, por exemplo, não há qualquer registro de toxicidade em relação a este óleo como repelente.

Comprar Óleo Essencial de Citronela

citronelavenda

Produto: Óleo Essencial de Citronela
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.179911/2017-59

citronelabarcode
img-selos
Showing 5 comments
  • patrica
    Responder

    Estou precisando do OLEO DE CITRONELA vcs tem alguma informação par ame ajudar.. pois estou com dificuldade de encontrar.

    fico no aguardo de um retorno.

    obrigado pela atenção

    • admin
      Responder

      Temos sim!
      Clique abaixo e conheça nossa loja virtual:

      http://www.quinari.com.br/
      Categoria: óleos essenciais, óleo essencial de citronela

      Entregamos em todo o Brasil!

  • fernanda
    Responder

    ola estou tentando fazer um spray com base de citronela, tem como tirar o odor caracteristico da citronela e continuar com a açao repelente contra piolhos?
    obrigada aguardo um retorno

  • Anna Paula
    Responder

    Boa noite, sou estudante de mestrado e estou trabalhando com citronela, se possível, preciso de saber da viabilidade econômica da citronela, se é rentável, pois não custo de plantio/há, não consegui essas informações, poderia me ajudar!!

    Grata!!

    Abraços!

  • Alice
    Responder

    Gostaria de saber as fontes de pesquisa que sugerem o uso como antibacteriano das bacterias causadoras do chulé!!!

Deixe um comentário

error: Content is protected !!