Óleo Essencial de Citronela
CLIQUE ABAIXO PARA:
- Pratica diária da aromaterapia.
- Pessoas comuns (CPF)
que desejam complementar
suas rendas; - Lojas de aromaterapia;
- Lojas de produtos naturais;
- Lojas veganas;
- Farmácias de manipulação.
- Industrias de cosméticos;
- Industrias de perfumaria;
- Industrias farmacêuticas;
- Industrias alimentícias.
Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.
Nome
Óleo Essencial de Citronela / Óleo Essencial de Cidró Paraguai / Citronella Essential Oil
Nome científico
Cymbopogon winterianus
Componente de destaque
Citronelal
Descrição
Líquido de coloração amarelada de odor fresco e herbal.
Principais aplicações
Bastante utilizado como repelente de insetos, inclusive com eficácia comprovada contra o mosquito transmissor da dengue, baratas, carrapatos, pulgas e abelhas. Na aromaterapia, ainda é empregado como tônico geral e antisséptico. Também é utilizado na fabricação de fragrâncias e perfumes, via citronelal.
Citronela
A citronela, inicialmente conhecida como Andropogon nardus, é uma erva resistente que pode alcançar cerca de noventa centímetros de altura e tem folhas finas e compridas que florescem quando mantidas em estado natural. Existem duas espécies principais das quais se obtém o óleo, a citronela de Java (Cymbopogon winterianus), mais rica em citronelal, e a citronela do Ceilão (Cymbopogon nardus), rica em geraniol. No Brasil, encontra-se praticamente só a citronela de Java. Embora sejam morfologicamente diferentes, é comum a confusão entre estas citronelas. A de Java (mahapengiri) possui folhas menores e mais largas em relação à do Ceilão (lenabatu), entretanto, é a de Java que apresenta o maior rendimento em óleo essencial, com teores de citronelal mais elevados.
“Para o plantio de citronela, recomenda-se o espaçamento de 1 a 1,2 m entre linhas e 0,5 a 0,6 m entre plantas, com uma densidade de 13.000 a 20.000 plantas/ha.”
Óleo Essencial de Citronela
A primeira remessa de óleo para a Europa foi conhecida como Oleum siree e o Sri Lanka foi o principal exportador até 1890, quando Java começou a produzir um óleo com maiores porcentagens de citronelal. Naquela época, inclusive, o óleo de Sri Lanka costumava ser adulterado com querosene para permitir a redução de seu preço e já naquele tempo era um conhecido ingrediente das velas de cera que ajudava a afastar mosquitos. No Brasil, a citronela de Java foi introduzida em 1946 e encontrou excelentes condições de desenvolvimento, onde apresenta um rendimento de 30 a 40 toneladas de folhas por hectare/ano (em 2 cortes anuais), com um teor de óleo de 0,6% e, portanto, 180 a 200 quilos de óleo por hectare/ano. O óleo de Java contêm, em média, 32-45% de citronelal e o do Ceilão 18-20% de geraniol, sendo este último mais empregado em perfumaria. Além do citronelal e geraniol, os óleos de citronela ainda contêm citronélico (ácido), borneol, citronelol, nerol (alcoóis), citral, canfeno, dipenteno e limoneno (terpenos), sendo o citronelal um dos componentes mais versáteis devido a sua capacidade de dar origem a outros produtos odoríferos, como hidroxicitronelal, citronelol e di-hidroxicitronelal, largamente empregados na indústria de fragrâncias.
Quanto as aplicações, sabe-se que o óleo essencial de citronela é um repelente de insetos (de curta duração) e, também, um poderoso bactericida e desodorante. Comprovou-se, através de pesquisas, que ele é capaz de controlar (em 100%) o avanço da bactéria Ralstonia solanacearum em mudas de bananeiras, praga que também está associada à graves danos a batatas, morangos, tomates e outras plantas. Ainda, apresenta resultados positivos contra a germinação de esporos de Botrytis cinerea, o fungo responsável pela “podridão cinzenta” e que ataca diversos tipos de frutas durante a fase final do processo maturativo. Além disto, por conta da presença do citral, citronelal e geraniol em sua composição, ele consegue inibir a formação do ácido isovalérico, produzido a partir do suor da pele por algumas bactérias (S. epidermidis e B. subtilis) e que resulta no mau cheiro dos pés. Sim, o óleo de citronela é eficiente contra o chulé. Já na aromaterapia, este óleo funciona como um tônico para o organismo em geral, equilibrando o coração e o sistema nervoso, além de ser um estimulante eficaz, útil também contra dores reumáticas. Para finalizar, o óleo de citronela ainda é fracionado para a obtenção do citronelal puro, um componente bastante empregado pelos mais diversos ramos da indústria; de precursor para a artemisinina (uma importante droga antimalárica) à potencializador de notas cítricas na perfumaria.
No Brasil, a citronela de Java foi introduzida em 1946 e encontrou excelentes condições de desenvolvimento, onde apresenta um rendimento de 30 a 40 toneladas de folhas por hectare/ano (em 2 cortes anuais), com um teor de óleo de 0,6% e, portanto, 180 a 200 quilos de óleo por hectare/ano.
Comprar Óleo Essencial de Citronela
Produto: Óleo Essencial de Citronela
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.179911/2017-59
Estou precisando do OLEO DE CITRONELA vcs tem alguma informação par ame ajudar.. pois estou com dificuldade de encontrar.
fico no aguardo de um retorno.
obrigado pela atenção
Temos sim!
Clique abaixo e conheça nossa loja virtual:
http://www.quinari.com.br/
Categoria: óleos essenciais, óleo essencial de citronela
Entregamos em todo o Brasil!
ola estou tentando fazer um spray com base de citronela, tem como tirar o odor caracteristico da citronela e continuar com a açao repelente contra piolhos?
obrigada aguardo um retorno
Boa noite, sou estudante de mestrado e estou trabalhando com citronela, se possível, preciso de saber da viabilidade econômica da citronela, se é rentável, pois não custo de plantio/há, não consegui essas informações, poderia me ajudar!!
Grata!!
Abraços!
Gostaria de saber as fontes de pesquisa que sugerem o uso como antibacteriano das bacterias causadoras do chulé!!!