Óleo Essencial de Jasmim

Óleo Essencial de Jasmim

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Jasmim / Jasmine Essential Oil

Nome científico

Jasminum
officinale

Componente de destaque

Cis-jasmona
(cis-jasmone)

Descrição

Líquido amarelado com uma fragrância muito rica, quente e floral, doce e exótica.

Principais aplicações

Na mais alta perfumaria (nota quente, floral, doce e exótica) e na fabricação de cosméticos – como hidratante para peles secas, sensíveis ou maduras. Na aromaterapia, é utilizado como calmante, relaxante, antidepressivo e afrodisíaco.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Jasmim

Jasmim é o nome comum de várias espécies arbustivas e trepadeiras que pertencem ao gênero Jasminum. Planta aromática, seu nome vem do persa yasmim, que significa dádiva de Deus, e sua origem, segundo os estudiosos, estende-se da Ásia à África. Todas as espécies, que somam cerca de 200 variedades, apresentam folhas uni-foliadas, tri-foliadas ou imparipinadas, com belas flores bissexuais brancas, rosas ou amarelas. Os frutos, em forma de baga, geralmente são negros e o androceu possui apenas dois estames, inseridos no tubo da corola. Trata-se de uma planta de fácil adaptação e, por isso, existem várias de suas espécies no Brasil, principalmente as do tipo trepadeira lenhosa semi-herbáceas que atingem até 6 metros de altura. Entretanto, este artigo se restringe à espécie Jasminum officinale, de flores brancas, por ser a mais utilizada na produção de óleos essenciais.

“A propagação do jasmim se faz por estaca e os espaçamentos dependem muito dos objetivos do plantio, mas não devem ser menores do que 1,5 metro entre as plantas e 3 metros entre as linhas, em produção agrícola.”

Óleo Essencial de Jasmim

Por muito tempo, o óleo essencial de jasmim foi extraído pela técnica de enfleurage no coração da Europa, mas como este é um processo lento, complexo e caro, ele acabou sendo substituído por outros métodos. Hoje, então, ele é primordialmente extraído por solventes, uma técnica pouco agressiva capaz de obter produtos de ótima qualidade. Aqui um parênteses, pois, até algum tempo, as tecnologias de extração não conseguiam eliminar consideravelmente os solventes do produto final, o que era perigoso. Mas agora, com a modernização dos equipamentos empregados neste processo, já é possível obter óleos com praticamente nenhum resquício de solvente (traços), a níveis seguros. E quanto ao rendimento, são necessários 1 kg de flores para se obter apenas 1,5 g de óleo essencial, o que é bastante baixo. Nota: a extração por solvente dá origem a dois produtos: ao concreto e, posteriormente, ao absoluto. O concreto é o produto da primeira fase, resultante da extração através de solventes apolares como hexano, tolueno e éter de petróleo. Nesta etapa, obtém-se não somente o óleo essencial, mas também ceras, parafinas, gorduras, pigmentos e outros compostos oleosos, razão pela qual ele apresenta uma consistência pastosa ou semi-sólida. O concreto de jasmim real, por exemplo, possui em torno de 55% de óleo essencial. Já o absoluto, por sua vez, é obtido a partir do próprio concreto, após submetê-lo a outro tipo de solvente, desta vez polar, como o etanol. O solvente, neste caso, purifica a mistura das ceras, parafinas e demais substâncias gordurosas, levando a um produto final de consistência mais líquida.

O óleo essencial de jasmim é um líquido alaranjado-escuro que apresenta um exuberante perfume doce-floral. Dentre os seus principais constituintes, tem-se a cis-jasmona, 6-metil 5-hepten-2-ona, acetato de cis-3-hexenila, ocimeno, acetato de benzila, 3,5-dimetil 2-etil-pirazina e o indol, onde a cis-jasmona e o indol merecem comentários a parte. A cis-jasmona, por exemplo, é uma matéria-prima de muita importância para a indústria de perfumes, afinal, ela é essencial para compor as notas florais de diversas fragrâncias e ainda é empregada para dar efeitos frutados e mentolados a vários tipos de produtos. Além disto, a cis-jasmona interage com sítios localizados no receptor GABAa, o que sugere uma atividade anticonvulsivante e, de acordo com Fingrut (2005) em “Jasmonates induce nonapoptotic death in high-resistance mutant p53-expressing B-lymphoma cells”, é capaz de aniquilar in vitro células cancerígenas através de um mecanismo não apoptótico que age diretamente na mitocôndria de células com genes p53 mutantes. Já o indol, quando isolado, apresenta um odor fecal intenso, repulsivo. Entretanto, cheira a flores em baixas concentrações e por esta razão também é bastante utilizado pela indústria de fragrâncias. No mercado paralelo, infelizmente, o óleo essencial de jasmim é freqüentemente adulterado com químicos aromáticos como indol, aldeído alfa-amil cinâmico, frações do óleo de ylang ylang, bases artificiais de jasmim, jasmona sintética e outros produtos. Conforme Opdyke (1976), em “Monographs on fragrance and raw materials”, o absoluto e o óleo essencial de jasmim não são fototóxicos.

Óleo Essencial de Jasmim
Curso de Óleos Essenciais e Aromaterapia

A trans-jasmona, isômero da cis-jasmona, apesar de ser encontrada em vários produtos sintéticos florais, não aparece no óleo natural de jasmim.

Aplicações

Tecnicamente, o óleo essencial de jasmim apresenta uma fragrância muito rica, quente e floral, doce e exótica, com um leve tom subjacente de frutas e chá. Trata-se de uma matéria-prima nobre, que há décadas vem sendo empregada nos mais diversos ramos da indústria, com destaque para de perfumaria e de cosméticos. Em 1929, por exemplo, Jean Patou lançou o Joy, um clássico da perfumaria mundial que contém este óleo na sua formulação. Aliás, o Joy, além da sua qualidade indiscutível, ficou famoso pelo slogan: “No coração de uma única gota de Joy, você vai encontrar 10.600 flores de jasmim e 28 dúzias de rosas”. Já na indústria de cosméticos, este óleo é bastante empregado em produtos para peles secas, sensíveis ou maduras em virtude de suas propriedades hidratantes. Na aromaterapia, o óleo essencial de jasmim também é utilizado para vários fins. Primeiramente, ele possui uma longa história como afrodisíaco, afinal, já na Pérsia Antiga, há séculos, suas flores eram espalhadas pelos haréns com o objetivo de manter as mulheres disponíveis para seus sultões. Hoje se sabe, entretanto, que este “efeito afrodisíaco” ocorre por dois motivos: primeiro, o jasmim é um calmante natural, que ajuda a controlar a ansiedade; e segundo, a sua própria fragrância, que promove uma deliciosa sensação de envolvimento. Além disso, este óleo é um dos preferidos para o uso em banhos relaxantes e tratamentos de pele com argilas e/ou óleos vegetais. Por fim, é claro, trata-se de um maravilhoso aromatizador de ambientes, muito bem vindo em qualquer situação.

Estudos da Escola de Medicina da Universidade de Toho, em Tóquio, demonstraram que o óleo de jasmim reforça a prontidão mental e estimula as ondas cerebrais.

Comprar Óleos Essenciais

Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

imagens
Mostrando 2 comentários
  • LARRY POPPE LOPES
    Responder

    Estou fazendo MBA em Engenharia de Produtos e Serviços na USP/PECE.
    Tenho interesse de trabalhar com o tema Óleo Essencial de Jasmin, tanto pelo preço, quanto pelo fato de que o Brasil o importa. Li sobre os métodos de extração e senti que há meio que uma dependência técnica do Enflorage, que é um método antigo, moroso e caro. Pensei, porque não CO2 hipercrítico, mas me faltam conhecimentos práticos para isso.
    Lembrei de tudo que li no site da Quinari e pensei em consultar os donos da informação.
    Trabalhei há 18 anos atrás, 05 anos com extração de óleo de farelo de arroz, na Camil Alimentos, Itaqui-RS.

    Muito mudou de lá para cá.

    Podes ajudar-me sobre isso?

    Além disso, não querendo abusar do seu tempo, mas poderia me indicar alguma literatura recente que me permita consubstanciar o estudo de rendimentos da extração, mercado e a análise financeira?

    Grato.

    Larry

  • Wagner Azambuja
    Responder

    Em um estudo recente, pesquisadores comprovaram que a cis-jasmona também prolonga o tempo de sono induzido por pentobarbital, um medicamento que pertence ao grupo dos barbitúricos usado para tratar a insônia.

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!