Óleo Essencial de Poejo

Óleo Essencial de Poejo

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Poejo / Pennyroyal Essential Oil

Nome científico

Mentha
pulegium

Componente de destaque

(1R)-(+)-β-Pulegona
(Pulegone)

Descrição

Líquido amarelado de odor mentolado.

Principais aplicações

Fabricação de fragrâncias e perfumes (nota herbácea, amarga, mentolada e amadeirada). Na aromaterapia, é utilizado como repelente, expectorante e antiespasmódico.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Poejo

O poejo (Mentha pulegium), também conhecido por poejinho, poejo-real ou menta-selvagem, é uma planta nativa da região mediterrânea e parte da Ásia pertencente à família das labiadas. Muito aromático, foi maciçamente utilizado na antiguidade como repelente, pois, através da queima de suas folhas, era possível afugentar pulgas e outros parasitas. Aliás, seu nome deriva da palavra “pulex”, que significa “pulga”. Também na antiguidade, era popular o seu uso como digestivo e abortivo, propriedades que mais tarde foram investigadas e confirmadas. Hoje, o poejo serve como matéria prima para os mais diversos ramos da indústria, com destaque para o seu óleo essencial, que, dentre outros fins, é bastante empregado no setor alimentício e farmacêutico. Botanicamente, o poejo é uma espécie herbácea vivaz, de 20 a 40 cm de tamanho, subprostrada, subglabra a tomentosa, fortemente aromática e de folhas pequenas (8 a 30 mm), elíptico-oblongas, atenuadas na base, curtamente pecioladas, inteiras ou esparsamente dentadas e pilosas na página virada para o caule. Suas inflorescências são em verticilastros esféricos com entrenós visíveis, cálice de dentes ciliados; corola com de cerca de 5 mm de tamanho, lilacínea, estames excertos; mericarpos com 0,7 mm, acastanhados.

Óleo Essencial de Poejo

O óleo essencial de poejo, ou pennyroyal oil, CAS number 8013-99-8, é um líquido amarelado, de odor característico comumente extraído por arraste a vapor das partes aéreas da Mentha pulegium. Produzido principalmente no Japão, Marrocos, Espanha e Tunísia, trata-se de um óleo muito aromático, cujo rendimento gira em torno de 2% sobre a matéria prima vegetal, e contêm, dentre outros constituintes, mentol, isomentol, piperitona, acetato de neoisomentila, borneol e cerca de 65 a 92% de (1R)-(+)-β-pulegona. (1R)-(+)-β-pulegona (pulegone), quando isolada, é um líquido incolor (ou ligeiramente amarelo após o repouso) que possui um odor apimentado e adocicado, semelhante ao da mentona. De fórmula molecular C10H16O, é uma cetona que, no óleo de poejo, é encontrada na sua forma dextrogira – assim como em outras labiadas. Em excesso, é ela a responsável pela toxicidade deste óleo, afinal, é capaz de estimular a menstruação e o aborto. Além disso, age sobre o citocromo P450, podendo potencializar os efeitos de outros fármacos no organismo, diminui os níveis de açúcar no sangue e, em casos mais graves, pode levar a convulsões. Por outro lado, a (1R)-(+)-β-pulegona, quando utilizada de acordo com as normas, pode ser encontrada nos mais diversos produtos, como inseticidas – devido sua ação repelente, alimentos – a qual está inclusa como aditivo alimentar desde 1974, pelo Conselho da Europa e, é claro, na composição de alguns fármacos.

Óleo Essencial de Poejo
Curso de Óleos Essenciais e Aromaterapia

A pulegona pode ser obtida sinteticamente a partir do citronelal, e, para purifica-la, é comum o uso de semicarbazona.

Aplicações

Tal como a (1R)-(+)-β-pulegona, o óleo essencial de poejo também é utilizado pelos mais variados setores da indústria, como cosmético, alimentício, farmacêutico e de perfumaria. Neste último, ele pode ser encontrado, por exemplo, no perfume Armani Code Sport, de 2011, criado por Jacques Cavallier. No lar, devido as suas propriedades repelentes, ele pode ser usado na fabricação de sachês aromáticos, com o objetivo de afugentar traças, pulgas, piolhos e outras pragas. Topicamente, como na formulação de cremes, géis, etc., Tisserand e Young (2014), em “Essential Oil Safety”, recomenda como máximo 1,3% deste óleo (com cerca de 85% de (1R)-(+)-β-pulegona) como cicatrizante e antisséptico. Além disso, por ser um exímio expectorante, a sua inalação alivia a tosse e as crises de bronquite. Ainda, de acordo com Molck (1998), em “Lack of histological cerebellar changes in Wistar rats given pulegone for 28 days”, este óleo, em razão da (1R)-(+)-β-pulegona, atua com um hipoglicemiante. Afinal, as concentrações de glicose no plasma de ratos após a administração por 28 dias de pulegona a 160 mg/kg/dia foram significativamente reduzidas por conta da inativação da glicose-6-fosfatase. A saber, a glicose-6-fosfatase é a enzima responsável pela conversão de glicose-6-fosfato em glicose no fígado, rins e intestino. No entanto, seu uso interno não é indicado em função da hepatotoxicidade causada pela (1R)-(+)-β-pulegona e pelo (6R)-(+)-mentofurano, presentes na sua composição. São estes dois elementos combinados que, em excesso, intoxicam o fígado de tal forma que uma gestação de 1o trimestre pode ser abruptamente interrompida, causando o aborto. De acordo com Franzios (1997) em “Insecticidal and Genotoxic Activities of Mint Essential Oils”, o óleo essencial de poejo não é mutagênico, assim como a (1R)-(+)-β-pulegona.

Comprar Óleos Essenciais

Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

imagens
Mostrando 2 comentários
  • SERGIO BERTARELLI
    Responder

    TENHO UM VIZINHO QUE CRIA GATOS,TEM APROXIMADAMENTE 30.MORAMOS EM UM CONDOMINIO E PELAS NORMAS E PROIBIDO,MAS ATE AGORA NAO TIVEMOS EXITO QUANTO ELES PROCURAREM OUTROS LUGARES PARA CRIAREM SEUS FELINOS.NOSSO JARDIM TODOS OS DIAS TEM SUGEIRA DE GATOS.GOSTARIA DE SABER SE O OLEO DE POEJO E EFICIENTE.OS MORADORES DO CONDOMINIO JA ENTROU COM PROCESSO SOBRE O CASO.ESTAMOS TENTANDO OUTROS MEIOS PARA REPELI-LOS.ONDE EU POSSO ENCONTRAR ESSES OLEOS.GRATO SERGIO

    • admin
      Responder

      Sérgio, você pode encontrá-lo aqui:
      http://www.quinari.com.br
      Vale lembrar que o óleo essencial de citronela também é um ótimo repelente de insetos.
      É isso…

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!