Perfumes – Notas Cítricas, com Óleo essencial de Bergamota

Notas Cítricas, com Óleo essencial de Bergamota

 

A bergamota é a fruta proveniente de uma árvore pequena com cerca de 4m de altura com folhas lisas ovais. Originária da área tropical da Ásia, é extensamente cultivada no sul da Itália e também na Costa do Marfim e Brasil. Seu óleo essencial é um líquido amarelo-esverdeado com um odor fresco, frutal, levemente especiado-balsâmico que, com o tempo, devido à oxidação, torna-se marrom-oliva. É obtido por expressão a frio da casca próxima ao amadurecimento da fruta. Entretanto, quando se deseja um óleo retificado ou sem terpenos, o método escolhido pode ser a destilação à vapor ou extração com solvente. Dentre os mais de 300 componentes presentes neste óleo, merecem destaque o acetato de linalila (30%-60%), linalol (11%-22%) e outros álcoois, sesquiterpenos, terpenos e furocumarinas, como o bergapteno 0,30%-0,39%. Pertence à família olfativa das “Notas Cítricas” e são vários os perfumes que a incorporam em suas formulações, como 212 Men (1999), de  Carolina Herrera, Coco Mademoiselle (2001), de Chanel, Cologne (2001), de Thierry Mugler, PROMESSE (2005), de Cacharel, Champion (2010), de Davidoff entre outros.

Coco Mademoiselle (2001), de Chanel

 

Lançado em 2001, Coco Mademoiselle personifica toda a modernidade do espírito da Senhorita Chanel, uma mulher audaciosa e determinada, em que a tímida independência não a impediu de ser uma sedutora. Os aromas iniciais são cintilantes com a laranja e a bergamota. Já o coração é transparente graças à rosa e ao jasmim e, por fim, o fundo – rico e sensual – é composto esssencialmente de patchouli e vetiver.

Cologne (2001), de Thierry Mugler

 

O aroma tradicional de Cologne (bergamota, neroli, petit grain e flor de laranjeira) une-se a um aroma sensual e secreto denominado S. A impressão de almíscares brancos busca um efeito ao mesmo tempo carnal e exclusivo. Perfumista: Alberto Morillas, Firmenich.

PROMESSE (2005), de Cacharel

 

Um perfume de emoções, encanto, risos e imprevistos, PROMESSE é o perfume da mulher romântica. Uma mulher pronta para sair com o homem que ama em um itinerário desconhecido. A ameixa seca, frutal, picante e saborosa é o coração de Promesse, apoiado no jasmim Sambac e na orquídea. Na cabeça, a fragrância é trazida pela bergamota e pela tangerina. No fundo, as madeiras e o âmbar finalizam a essência.

Champion (2010), de Davidoff

 

Neste perfume, a saída efervescente e refrescante mistura o limão e a bergamota. O coração revela uma mistura verde e aromática de gálbano e sálvia esclaréia. Por fim, o amadeirado seco mistura-se à madeira de cedro e ao musgo de carvalho. Perfumista: Aurélien Guichard, Givaudan.

Comentários
  • José Luiz Zapata
    Responder

    Parabéns pelo conteúdo deste site, estou maravilhado, sou químico. E adoro seus trabalhos de pesquisa. Não tenho como descrever tamanha satisfação.

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!