Perfumes – Notas Resinadas, com Óleo de Mirra

Notas Resinadas, com Óleo de Mirra

 

A espécie Commiphora da qual a mirra faz parte, são arbustos ou pequenas árvores de 10 metros de altura, que possuem galhos em nós, folhas trifolhadas aromáticas e flores brancas. São nativas do nordeste Africano e do sudoeste Asiático, especialmente da região do Mar vermelho (Somália, Lêmen e Etiópia). O óleo essencial de mirra é um liquido oleoso de amarelo-pálido a âmbar com odor quente, balsâmico-doce, levemente especiado-medicinal, obtido pela destilação a vapor da mirra bruta. Já o resinóide, por sua vez, é uma massa viscosa vermelha-marrom escura com odor quente, balsâmico-especiado extraído com solvente – também da mirra bruta. Seu principal componente é uma furanodienona, embora contenha limoneno, dipenteno, pineno, eugenol, aldeído cinâmico, aldeído cumínico, entre outros, e integra a família das notas resinadas, que está presente nos seguintes perfumes: Opium (1977), de Yves Saint Laurent, Poison (1985), de Dior, Euphoria Men Intense (2008), de Calvin Klein, Jasmin Noir L’Essence (2011), de Bulgari e EAU Sauvage Parfum (2012), de Dior.

Opium (1977), de Yves Saint Laurent

 

Trata-se do primeiro perfume francês a ser muito concentrado, próximo aos da perfumaria americana. Sua nota inicial é dada por especiarias, como canela, pimenta e flor do cravo. A evolução acontece com o jasmim, a rosa e o ylang-ylang. E a impressão final é quente e oriental, vinda da baunilha, patchouli e da mirra doce.

Poison (1985), de Dior

 

Impactante, chocante, sedutor e misterioso, Poison é o primeiro perfume Christian Dior que não traz o nome do fundador. Sensual e oriental, ele começa por uma saída frutal com a flor da laranjeira e a evolução ocorre gradualmente com as especiarias: bagas selvagens, coentro russo e canela do Ceilão. Por fim, a sensualidade ganha proporção com o mel, o âmbar, a mirra doce e o almíscar da Abissínia.

Euphoria Men Intense (2008), de Calvin Klein

 

Em um frasco de cor âmbar e com uma essência mais rica, Euphoria Men Intense revela uma faceta mais escura, mais quente e oriental do que Euphoria Men. Inicialmente, a fragrância apresenta notas ao mesmo tempo verdes e picantes (gengibre, pimenta, manjericão, sálvia), mas logo o fundo é percebido. Combinado com o patchouli, a madeira indígena traz uma tonalidade mais cativante, um efeito reforçado pelas notas de mirra e de âmbar. Perfumista: Carlos Benaim, Loc Dong.

Jasmin Noir L’Essence (2011), de Bulgari

 

A impressão inicial de Jasmin Noir L’Essence é doce e levemente picante. Criado em torno do jasmim sambac, o coração revela um toque suave de amêndoa. Enfatizando o âmbar, a impressão inicial mescla a mirra com madeiras preciosas. Olivier Polge, seu cocriador em colaboração com Sophie Labbé disse: “Jasmin Noir L’Essence é um objeto de desejo, um elixir de elegância e de luz, uma poesia à feminilidade declarada”.

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia dos Óleos Essenciais ao seu favor.

img-aromaterapia
error: Conteúdo protegido!