Cariofileno

tamborespadraooe

NO ATACADO: em torno de USD 43,90 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808

Nome

Nome

Cariofileno | Caryophyllene

Fórmula Molecular

Fórmula Molecular

C15H24

Número ou Registro CAS

Número ou Registro CAS

87-44-5

Características

Características

Líquido ligeiramente amarelo com odor amadeirado, picante.

Fontes Naturais e Aplicações

Fontes Naturais e Aplicações

● Óleos essenciais de cravo, pimenta-preta, erva-de-são-joão, maconha e outros.
● Medicamentos e cosméticos (anti-inflamatório, antialérgico e bactericida) e perfumes (nota amadeirada).

Escrito por Wagner Azambuja
img-curso-aromaterapia

Cariofileno

O cariofileno, de fórmula molecular C15H24, é um sesquiterpeno bicíclico encontrado nos óleos essenciais de cravo (Eugenia caryophyllata), pimenta-preta (Piper nigrum), erva-de-são-joão (Ageratum conyzoides), maconha (Cannabis sativa), óleo-resina de copaíba (Copaifera sp) e muitos outros. Insolúvel em água, trata-se de um líquido incolor a ligeiramente amarelado que contém 88,16% de carbono e 11,84% de hidrogênio. Cheira a madeira, picante, e ocorre na natureza como uma mistura dos isômeros isocariofileno, alfa-cariofileno (humuleno) e beta-cariofileno – sendo este último o componente do qual trata este artigo. Ele também se destaca por apresentar um anel ciclobutano – estrutura onde todos os átomos de carbono estão arranjados ciclicamente, o que é raro na natureza.

“O cariofileno possui o núcleo do cariofilano: dois ciclos, o maior com nove átomos de carbono e o segundo do dimetilciclobutano, e duas ligações duplas.”

Aplicações

Sintetizado pela primeira vez em 1964, por EJ Corey, o cariofileno é descrito na literatura como sendo anti-edêmico, anti-inflamatório, antitumoral, antialérgico, bactericida e repelente. Possui, segundo alguns estudos, indiscutível ação terapêutica nas infecções produzidas por estafilococos – especialmente quando aplicado em feridas infectadas. No entanto, é o potencial anti-inflamatório do cariofileno que vem chamando a atenção dos pesquisadores, afinal, o seu mecanismo de ação no organismo está diretamente relacionado com os receptores canabinóides CB2 – os mesmos que parecem ser os responsáveis pelas propriedades anti-inflamatórias da maconha. Mas atenção: os receptores CB2, encontrados quase exclusivamente no sistema imune, não possuem ligação direta com os efeitos psicotrópicos causados pelo THC (D9-tetrahidrocanabinol), o princípio ativo da cannabis. Esses efeitos são, na verdade, atribuídos aos receptores CB1, outro canabinóide.

De acordo com vários estudos, o β-cariofileno tem se mostrado um aliado promissor no combate à endometriose, pois, além dele atuar como anti-inflamatório, ele produz apoptose (morte celular) dos cistos e tem ação antiangiogênica, inibindo o crescimento local de capilares sanguíneos que podem produzir hemorragias.

Pesquisas com β-cariofileno: Endometriose e Alcoolismo

A endometriose é um problema que afeta cerca de 6 milhões de brasileiras e envolve a presença de um tecido semelhante ao que recobre a cavidade uterina fora de seu local habitual. Esta situação pode trazer bastante dor, e, caso ocorra irritação na terminação nervosa vizinha, poderá inflamar e sangrar. Recentemente, um estudo demonstrou que o beta (trans)-cariofileno possui potencial terapêutico no tratamento da endometriose, pois, a utilização de 10 mg/kg deste componente em ratas com endometriose induzida promoveu a regressão de implantes endometrióticos em torno de 52.5% em comparação com os animais que nada receberam. Neste caso, além do β-cariofileno agir como anti-inflamatório, ele produziu apoptose (morte celular) dos cistos e teve ação antiangiogênica, inibindo o crescimento local de capilares sanguíneos que podem produzir hemorragias. Diante disto, o estudo concluiu que o β-cariofileno apresenta-se como um aliado promissor no combate a endometriose, afinal – dado os resultados positivos, ele também não apresenta toxicidade e não afeta a fertilidade como o tratamento convencional.

Estudos publicados na US National Library of Medicine têm sugerido que receptores canabinoides (CB2) localizados no cérebro possuem uma relação direta com o alcoolismo. Prova disto é o estudo realizado no College of Medicine & Health Sciences em 2014, pela United Arab Emirates University, para investigar a relação viciante do álcool em camundongos utilizando o β-cariofileno, que é um agonista do receptor canabinoide CB2. Neste estudo, os animais recebiam diariamente, via oral, água pura e água com álcool em concentrações cada vez mais altas de forma a viciá-los. Já viciados, os animais foram divididos em 2 grupos. Um recebeu β-cariofileno através de injetáveis e outro por via oral. Após algum tempo, os cientistas observaram que ambos os grupos diminuíram consideravelmente o consumo e a preferência pelo álcool, sugerindo, assim, a relação direta dos receptores CB2 com o etanol. Com base nisto, já estão sendo realizados novos estudos, em seres humanos, onde, quem sabe, teremos no futuro fármacos a base de β-cariofileno para combater o alcoolismo.

Comprar Cariofileno-beta Natural

tamborespadraooe

Produto: Cariofileno-beta Natural
Número CAS: 87-44-5
Características: Líquido ligeiramente amarelo com odor amadeirado, picante.

Showing 5 comments
  • Luiz Carlos Moreira de Souza.
    Responder

    Eu tenho parkinson ´a dez anos e tenho muita rigidez.nos braços e pernas. Gostaria de experimentar, o oleo
    Cariofileno. mande o valor de envio e modo de utiliza-lo.
    Agraço pelo atendimento.
    Luiz Carlos.
    Curitioba-PR

  • Daniel
    Responder

    Minha vó está com cancer gostaria desse oleo cariofilrno, poderia me enviar o preço e quanto tempo e forma de uso.
    Sabe dizer se para quem tem cancer isso serve como remedio de cura?

  • Romulo Fernandes
    Responder

    O óleo de cariofileno pode ser administrado em cima de feridas abertas? (Câncer de pele em estagio avançado)

  • Sylvia Manzano
    Responder

    Esse óleo é bom pra dificuldade de respirar?

Deixe um comentário

error: Content is protected !!