Óleos Essenciais e suas Notas

Óleos Essenciais e suas Notas

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar perfumes 100% naturais e veganos, exija qualidade!
Compre os legítimos perfumes botânicos da QUINARÍ.
Perfumista: Ane Walsh
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são substâncias voláteis que apresentam diferentes taxas de evaporação. Então, enquanto há óleos rápidos e leves – como os de laranja e eucalipto – há óleos lentos e pesados – como os de patchouli e sândalo.

Escala de Evaporação

A escala de evaporação está na ponta da língua (ou do nariz?!) de qualquer perfumista e funciona dividindo os óleos em três categorias: os de notas altas (de saídas), médias (de corpo) e básicas (de fundo).

Perfumes 100% Naturais e Veganos da QUINARÍ

● GAIA / feminino -> notas da natureza, cachoeira e orvalho;
● ÍRIS / feminino-> notas multicoloridas, florais e alegres;
● COSMOS / masculino-> notas etéreas, cítricas e sublimes;
● ZION / masculino -> notas de terra, madeira e cedro.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Óleos Essenciais e suas Notas

Os óleos essenciais, absolutos, concretos e outras matérias-primas utilizadas na perfumaria botânica podem conter centenas, se não milhares, de constituintes químicos. Eles são, portanto, misturas. No que se refere a origem destes compostos, de acordo com Wagner (1993) em “Pharmazeutische Biologie: Drogen und ihre Inhaltsstoffe”, eles advêm de basicamente duas rotas biossintéticas, a saber: 1) Mevalônicas ou terpênicas: que dão origem aos terpenos (C10), sesquiterpenos (C15), diterpenos (C20) e triterpenos (C30); 2) Dos aminoácidos, em especial a fenilalanina: que dão origem aos fenilpropanoides. Na sua maioria, são substâncias voláteis que apresentam diferentes taxas de evaporação.  Assim sendo, grosso modo, é possível afirmar – dependendo dos constituintes químicos que formam esses óleos – que existem óleos “rápidos” e “leves”, tais como os de laranja e eucalipto, e óleos “lentos” e “pesados”, como os de patchouli e sândalo. Então, com o objetivo de classificá-los em perfumaria, surgiu a escala de evaporação. A escala de evaporação está na ponta da língua (ou do nariz?!) de qualquer perfumista que se preze e funciona classificando os óleos em três categorias: os de notas altas (de saídas), médias (de corpo) e básicas (de fundo).

“O interesse em perfumaria botânica natural vem ganhando impulso há algumas décadas, no entanto, até os anos de 1990, era relativamente desconhecido das massas de consumo, relegado ao domínio da aromaterapia”.

Taxas de Evaporação

Os óleos que apresentam notas altas são familiares, leves e menos complexos. Eles agradam com facilidade e são os aromas que percebemos logo no primeiro contato com o perfume. Também são os de ação mais rápida e devem predominar onde há extrema letargia, melancolia ou falta de interesse. Já os óleos de notas médias geralmente são os responsáveis pelo tom de sensualidade, paixão e romance de um perfume. É a nota que serve de ponte entre os óleos altos e básicos e por isso assegura a liga da composição. Elas incluem a maioria dos temperos – cardamomo, pimenta, etc. – e muitas das ervas, incluindo lavanda e hortelã. Aqui também encontramos o manjericão, usado para o tratamento da incapacidade de se concentrar ou de assimilar informações, o hissopo, para pressão sanguínea alta ou baixa e a sálvia para disfunções menstruais. Por fim temos os profundos e misteriosos óleos de notas básicas. Eles são usados como fixadores e estão entre os ingredientes mais antigos da perfumaria – afirma-se que o sândalo, por exemplo, tem uso contínuo por pelo menos quatro mil anos. Trata-se da nota de maior duração e que serve de âncora para as demais, respondendo pela profundidade da composição. Neste grupo encontramos a maioria das resinas e madeiras, que além da solidez também tendem a acalmar e são utilizadas no tratamento de pessoas nervosas e inquietas. Assim é feita a composição de um perfume. Como na culinária, deve ser um processo de tentativa, erro e ajustes entre as notas para criar um produto harmônico e durável!

Curso de Óleos Essenciais e Aromaterapia

O aroma de um óleo essencial é o resultado da soma de todos os seus componentes (sinergia) e não advém apenas de seus ativos majoritários. Em alguns casos, inclusive, são os elementos presentes em pequeníssimas quantidades é que determinam o seu perfume. O cheiro do óleo essencial de grapefruit (Citrus paradisi), por exemplo, é caracterizado por três elementos cuja participação no óleo é mínima – são eles: 1-p-menteno-8-tiol, 4-mercapto-4-metil-2-pentanona e o nootkatone. Ou seja, apesar do óleo essencial de grapefruit apresentar elevada concentração de d-limoneno, como qualquer outro óleo de frutas cítricas, são os elementos presentes em menor proporção que fazem dele único e especial.

Perfumes Veganos 100% Naturais da QUINARÍ

O perfume tem uma história tão longa e rica quanto a própria humanidade. As lendas gregas atribuem à deusa do amor, Afrodite, o primeiro uso de um perfume. No entanto, foi sobre a ninfa Enone que recaiu a culpa por transmitir o conhecimento da perfumaria aos seres humanos. Mitos à parte, fato é que desde as primeiras criações até hoje, a humanidade vivenciou uma série de “eras da perfumaria “, onde, nos dias atuais, observa-se um movimento em direção ao que é “ecologicamente correto” e uma tendência – talvez agora irreversível – da busca por produtos 100% naturais, cuja perfumaria também se enquadra. Não se trata, apenas, de uma mudança de paradigma alimentar, mas sim de um estilo de vida, que busca zelar cada vez mais pelo planeta Terra e, também, pela saúde. Neste contexto, um “perfume vegano” é aquele que, durante o seu desenvolvimento, não foi testado em animais e não contém na sua formulação qualquer tipo de matéria prima de origem animal, tais como a civeta, o almíscar e o âmbar-gris, todos “aromáticos” derivados de animais amplamente empregados na perfumaria tradicional.

Já um “perfume 100% natural” refere-se a um produto 100% formulado e composto por matérias primas de origem natural, tais como os óleos essenciais, óleos resina e absolutos. São, portanto, isentos de qualquer tipo de químicos sintéticos, conservantes, corantes, tensoativos, pigmentos e outros. No Brasil, porém, mesmo com todo o movimento pelo “natural” a nível mundial, por vezes, é difícil – ou até impossível – o consumidor encontrar certos produtos, como perfumes, que sigam à risca todos os preceitos do veganismo e do naturalismo. Inclusive, nas prateleiras, até mesmo de lojas que deveriam ser “especializadas”, vê-se muitos produtos que se rotulam como “veganos” ou “naturais” por marcas cuja intenção é apenas surfar na onda “da moda”. Na contramão disso, a QUINARÍ, uma marca genuinamente brasileira, em parceira com a perfumista natural Ane Walsh, foi uma das pioneiras – talvez até a pioneira – a lançar no mercado nacional em escala industrial uma coleção de perfumes verdadeiramente veganos e 100% naturais. Nesta coleção, cuja elegância das embalagens ao estilo vintage proporciona um espetáculo à parte, há 4 fragrâncias; 2 masculinas (COSMOS e ZION) e 2 femininas (ÍRIS e GAIA).

Comprar Perfume ÍRIS QUINARÍ

ÍRIS

Nome do Produto: ÍRIS Perfume Feminino Vegano 100% Natural QUINARÍ 50 mL
Significado: ÍRIS, na mitologia grega, é uma deusa mensageira que deixava um rastro multicolorido ao atravessar os céus. Sua manifestação ocorre pelo surgimento do arco-íris, que simboliza a ligação do céu com a terra. Assim, o perfume natural ÍRIS da QUINARÍ é composto por notas multicoloridas, florais e alegres que vão ajudá-la na purificação da sua energia, tornando-a ainda mais radiante e contagiosa.
Composição: Boswellia carterii oil, citrus nobilis peel oil, illicium verum fruit/seed oil, juniperus communis fruit oil, pelargonium graveolens oil, citrus aurantium leaf oil, pogostemon cablin oil and alcohol.
Número de Registro na ANVISA: 25351.642364/2019-21
Código de Barras: 789845269 688 8

Comprar Perfume GAIA QUINARÍ

GAIA

Nome do Produto: GAIA Perfume Feminino Vegano 100% Natural QUINARÍ 50 mL
Significado: GAIA, na mitologia grega, é a personificação divina do planeta Terra. É o equivalente a “Mãe Terra” ou “Mãe Natureza”. Por isto, o perfume natural GAIA da QUINARÍ é representado por notas da natureza, mais frescas, de cachoeira e orvalho, que vão ajudá-la a entrar em conexão com a Mãe Terra a fim de atrair para si o que nela existe de mais puro e belo.
Composição: Cananga odorata flower oil, lavandula officinalis flower oil, ocimum basilicum oil, pelargonium graveolens oil, pogostemon cablin oil and alcohol.
Número de Registro na ANVISA: 25351.642427/2019-49
Código de Barras: 789845269 689 5

Comprar Perfume Cosmos QUINARÍ

COSMOS

Nome do Produto: COSMOS Perfume Masculino Vegano 100% Natural QUINARÍ 50 mL
Significado: COSMOS deriva do termo grego “kosmos” que significa “bem ordenado”. Representa o universo em seu conjunto, desde as estrelas até as partículas subatômicas. Por isto, o perfume natural COSMOS da QUINARÍ é composto por notas etéreas, sublimes e profundas que vão ajuda-lo a equalizar toda a grandeza e imensidão da sua energia, tornando-a mais excitante e atraente.
Composição: Citrus nobilis peel oil, laurus nobilis oil, pelargonium graveolens oil, citrus aurantium leaf oil, vetiveria zizanioides root oil and alcohol.
Número de Registro na ANVISA: 25351.642480/2019-40
Código de Barras: 789845269 687 1

Comprar Perfume ZION QUINARÍ

ZION

Nome do Produto: ZION Perfume Masculino Vegano 100% Natural QUINARÍ 50 mL
Significado: ZION é o mesmo que “Sião” em português. Pronuncia-se “Zaion”. Inicialmente, era o nome do monte em Jerusalém no qual foi construída a cidade do rei Davi. Na Bíblia, possui o significado de “Terra Prometida”. Assim, o perfume natural ZION da QUINARÍ foi concebido com notas marcantes de terra, madeira e cedro para ajudá-lo na tarefa de estabelecer uma harmonia mais intensa com o seu território mais sagrado, o seu próprio eu.
Composição: Cananga odorata flower oil, commiphora myrrha oil, illicium verum fruit/seed oil, juniperus virginiana oil, lavandula officinalis flower oil, pogostemon cablin oil, vetiveria zizanioides root oil and alcohol.
Número de Registro na ANVISA: 25351.642426/2019-02
Código de Barras: 789845269 686 4

Mostrando 3 comentários
  • José Carlos
    Responder

    Você sabia? O perfumista pessoal de Catarina de Médici, René Blanc, apresentou à França as primeiras lições da arte da perfumaria e fundou a primeira boutique de perfumes em Paris, dando um impulso decisivo para a produção e comercialização de produtos aromáticos.

  • Waldomiro Guimarães Filho
    Responder

    Prezados
    Boa noite
    Por gentileza, poderiam me informa onde posso conseguir a escala de evaporação dos óleos essenciais.
    Grato pela atenção
    Saudações

  • Izilda Sueli Ramos Poiani
    Responder

    Quero comprar essências para difusor gostaria de algumas opções e não estou conseguindo pode me mandar a relação das essências e preços para que possa fazer compra de algumas para minha casa.

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!