Óleo Essencial de Aipo ou Salsão

Óleo Essencial de Aipo ou Salsão

NO ATACADO: em torno de USD 215,00 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808

Nome

Nome

Óleo Essencial de Aipo / Óleo Essencial de Salsão / Celery Essential Oil

Nome Científico

Nome Científico

Apium graveolens

Componente de Destaque

Componente de Destaque

Limoneno (limonene)

Descrição

Descrição

Líquido amarelo-pálido de aroma doce-picante.

Principais Aplicações

Principais Aplicações

Fabricação de fragrâncias e perfumes, agregando valor às fragrâncias florais e a base de lavanda. Na aromaterapia, é utilizado como coadjuvante nos tratamentos de reumatismo, artrite e gota. Também mostra-se benéfico para o aparelho digestivo e ainda atua como calmante, hipotensor e afrodisíaco.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Aipo ou Salsão

O aipo ou salsão (Apium graveolens) é uma planta nativa da Eurásia que se desenvolve em solo úmido, próximo ao mar. Seu talo é macio, com cerca de sessenta centímetros de altura, com flores esbranquiçadas e delicadas folhas de tonalidade verde-claro. Seu nome, Apium, vem do vocábulo celta apon, que significa água, e o seu nome latino “graveolens” significa gravidade. Uma associação funérea do aipo entre os antigos egípcios e romanos levou-os a considerá-lo um símbolo de pesar e morte. No entanto, os egípcios – sempre muito práticos – também usavam o aipo para aliviar o inchaço dos membros. Em época mais recente, o aipo encontrado no sul da Europa passou a ser cultivado pelos italianos no século XVII. Diversas variedades foram criadas a partir da original. Também é chamado de salsão, e todas as partes da planta têm efeito aromatizante na culinária. O aipo é usado, em geral, em sopas e saladas por ser rico em minerais e contribuir para dietas de redução de sal. Segundo Culpeper, essa erva “liberava obstruções femininas”, o que indica um efeito positivo sobre o sistema reprodutor. É muito usado como ração para passarinhos, mas também como tônico para o sistema nervoso e tempero para alimentos.

“O salsão é uma forma selecionada de Apium graveolens, com raiz bem grande. Rico em vitaminas e sais minerais, é usado como alimento e tempero desde a época dos antigos egípcios. Os gregos coroavam os vitoriosos dos Jogos da Nemeia com folhas de aipo e também usavam-nas em coroas fúnebres.”

Óleo Essencial de Aipo

As sementes do aipo são pequenas, com 1-2 mm por 0,5-1 mm, castanho-esverdeadas e ligeiramente curvas, possuindo cheiro agradável e sabor acre. Delas, extrai-se o óleo essencial, que apresenta uma coloração amarelo-pálida e um aroma doce-picante, semelhante ao das sementes. Trata-se, aliás, de um dos aromas mais difusivos e penetrantes dentre todos os óleos existentes no mercado. Na sua composição, há cerca de 60% de d-limoneno, 10 a 15% de alfa e beta selineno, 1% de alfa e beta eudesmol, compostos fenólicos em quantidades muito pequenas e, por fim, os dois constituintes responsáveis pelo seu aroma, respectivamente, 2,5 a 3% de sedanólido e 0,5% de anidrido sedanônico. De propriedades diuréticas, este óleo pode auxiliar no tratamento de problemas de excesso de peso agravados pela retenção de líquidos e pela celulite. Também limpa a bexiga, o fígado e o baço. Parece ser eficaz na liberação de toxinas do organismo, através da purificação do sangue. É amplamente utilizado para dissolver o acúmulo de ácido úrico nas articulações e, portanto, pode ser útil nos tratamentos de reumatismo, artrite e gota. É benéfico para o aparelho digestivo de modo geral, em virtude de suas propriedades carminativas. Ajuda a expelir gases e a aliviar a sensação de estufamento. Acredita-se que o aipo ajude a minimizar problemas sexuais, possivelmente em virtude de sua eficácia em casos de ansiedade e nervosismo. Também pode baixar a pressão arterial em caso de hipertensão, o que pode restaurar a libido para quem tem problemas cardíacos. Já suas propriedades antiinflamatórias baixam a febre em geral e podem ser benéficas para casos de bronquite. Na perfumaria, é utilizado em pequenas quantidades, agregando valor às fragrâncias florais e a base de lavanda.

 as raízes do aipo também contém óleo essencial, mas em baixíssima quantidade, 0,009%. À ele, devem-se as propriedades estimulantes digestivas e diuréticas da planta, tão populares.
 já o óleo essencial obtido a partir da planta inteira possui maior apelo culinário, lembrando mais o sabor real da planta. É menos profundo que o obtido a partir das sementes, porém é mais fresco.

Óleo Essencial de Aipo ou Salsão

A semente de aipo é um tradicional remédio para todos os tipos de artrite, mas é considerado especialmente eficaz para o tratamento de gota. Classicamente, esta forma muito dolorosa de artrite afeta uma única articulação, tal como o dedão do pé, que rapidamente fica quente, inchado e inflamado.

Comprar Óleos Essenciais

extracaooetopo

Produto: Óleos Essenciais
Marca: QUINARÍ

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia dos Óleos Essenciais ao seu favor.

img-aromaterapia
error: Conteúdo protegido!