Óleo Essencial de Priprioca

Óleo Essencial de Priprioca do Brasil (Piri-piri)

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
pripriocatopo

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Priprioca / Priprioca Essential Oil

Nome científico

Cyperus articulatus

Componente de destaque

Mustakone

Descrição

Líquido amarelo avermelhado com um intrigante perfume floral e, ao mesmo tempo, amadeirado.

Principais aplicações

Fabricação de fragrâncias e perfumes, o qual fornece uma nota floral verde única a diversos produtos, de cosméticos a perfumes de luxo.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Priprioca do Brasil (Piri-piri)

A priprioca (Cyperus articulatus) possui colmos eretos, lisos contínuos e triangulares na seção transversal, apresentando normalmente de 30 a 43 cm de altura. De sistema radicular fibroso, possui tubérculos brancos e suculentos quando jovens, que mudam de cor para marrom a preto com a idade (além de se tornarem fibrosos). Quando cortados, esses tubérculos exalam um delicioso perfume fresco, amadeirado e picante. O cultivo da priprioca geralmente ocorre em locais úmidos e quentes. Trata-se de uma planta considerada invasora e seu parentesco com a tiririca, uma terrível erva daninha, deixa, à primeira vista, certo receio quanto ao seu cultivo. No entanto, a priprioca é muito menos prolífera e competitiva do que a tiririca uma vez que não se alastra sem encontrar condições plenamente favoráveis. Suas fibras e rizomas são usados no artesanato local, pois além do perfume exuberante, seus produtos não criam mofo, o que pode estar relacionado com as propriedades antifúngicas de seu óleo essencial.

“Tradicionalmente, a priprioca é plantada em áreas de queimada de mata secundária, onde há cinzas, em consórcio com a mandioca. É uma das principais plantas aromáticas vendidas no Estado do Pará, cuja comercialização ocorre principalmente no mercado Ver-o-Peso, em Belém.”

Óleo Essencial de Priprioca do Brasil (Piri-piri)

O óleo essencial de priprioca (priprioca oil) é extraído por destilação a vapor de seus tubérculos e apresenta um baixo rendimento em óleo, apenas 0,7% na média. Sua coloração é atípica, com um intrigante tom de vermelho e seu perfume é simplesmente fantástico, um dos mais sofisticados e complexos já conhecidos, com notas florais e, ao mesmo tempo, amadeiradas. De produção limitada, centrada no norte do Brasil, trata-se de um óleo de uso recente, mas que vem sendo estudado desde a década de 60, época na qual suas primeiras dinitrofenilhidrazonas foram identificadas. Sua composição química, aliás, é muito rica e apresenta uma grande variedade de elementos, dentre os quais se destacam o mustakone (9,8 a 14,5%), o óxido de cariofileno (4,6 a 10,8%), o alfa-pineno (5,7 a 12,3%), o beta-pineno (4,2 a 6,6%), o trans-pinocarveol (5,5 a 6%), o mirtenal + mirtenol (5,8 a 6,3%), o ledol (3,2 a 4,6%), o cyperotundone (3,7 a 5,4%) e o alfa-cyperone (1,4 a 5,9%). Quanto às aplicações, o óleo essencial de priprioca é comprovadamente antifúngico e, de acordo com Ferreira (2018) em “Avaliação in Vitro da Atividade Anti-inflamatória do Óleo Essencial de Cyperus articulatus l. em macrófagos”, trata-se também de um ótimo anti-inflamatório. Afinal, o tratamento de macrófagos (células de grandes dimensões do tecido conjuntivo) com este óleo foi capaz de reduzir significativamente alguns parâmetros inflamatórios, como a produção de citocinas pró-inflamatórias. Todavia, como não poderia deixar de ser, o principal destino do óleo essencial de priprioca ainda é a indústria de fragrâncias, pois seu sofisticado perfume é capaz de fornecer uma nota floral verde única a diversos produtos, de cosméticos a perfumes de luxo.

Óleo Essencial de Priprioca
Comprar Óleo Essencial de Priprioca do Brasil

Em 1980, perfumistas de uma grande empresa suíça ficaram encantados com o óleo essencial de priprioca que conheceram no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

A Lenda da Priprioca

Piri-piri, como diz a lenda, era um importante guerreiro que vivia numa aldeia indígena, no coração da selva amazônica. Conta-se que ele exalava um cheiro maravilhoso, capaz de atrair qualquer índia da tribo, e que tinha o poder de desaparecer, quando em perigo. Um dia, uma índia, desesperadamente apaixonada por Piri-Piri, pediu ao seu pai, Supi, que também era o pajé da tribo, para lhe ensinar um feitiço para capturar Piri-Piri. Para atender a filha, o pajé instruiu para amarrar os pés de Piri-Piri com seus cabelos em uma noite de lua cheia. Ela tentou, mas Piri-Piri conseguiu pressentir o perigo e desapareceu em uma nuvem, só que, desta vez, para não mais retornar. No lugar onde o índio fora visto pela última vez, brotou uma planta, que também exalava o magnífico aroma de Piri-Piri. Em homenagem ao índio, essa planta foi nomeada de piripirioca, nome que mais tarde foi abreviado para priprioca.

“Priprioca is a grass with tiny flowers on its tips that give off a fresh aroma and tingle the senses. Behind its unassuming appearance, the roots contain a rare fragrance that is both woody and spicy. This unusual, delicate scent makes Priprioca one of the main aromatic herbs sold in the northern state of Pará, used for making domestic fragrances and bath oils.” – Natura

Comprar Óleo Essencial de Priprioca do Brasil

pripriocavenda

Produto: Óleo Essencial de Priprioca do Brasil
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.351357/2018-31

pripriocabarcode
imagens
Mostrando 11 comentários
  • juliana e.s.soares
    Responder

    onde encontro oleo essencial de piprioca,quanto custa,forma de pagamento boleto bancario;e qual seria o prazo de entrega em são paulo?

  • neusa
    Responder

    quero comprar oleo essencial de priprioca . quero saber o preço por favor.

  • Gislaine
    Responder

    Boa tarde!
    Gostaria de comprar o óleo. Poderiam me dar alguma informação, por favor?
    Att
    Gislaine

  • si mone
    Responder

    Olá, gostaria de comprar óleo essencial de Priprioca cyperus articulatos. Onde comprar? Vocês vendem?

  • Komel
    Responder

    Tenho 10 mil mudas de priprioca quem tiver interesse deixa email que entro em contato.

  • VMM
    Responder

    Tenho mudas de priprioca pra vender quem tiver interesse deixa email.

    • ernesto guamá
      Responder

      VMM, Bom Dia, queria que me informasse se consegue enviar para mim uma quantidade tipo 06 rizomas de priprioca, para o CEP 22210-030. Meu nome é Ernesto e meu e-mail é
      [email protected]

  • Denivaldo
    Responder

    Quanto custa a muda

  • Emanuel
    Responder

    Olá gostaria de saber se o óleo pode ser ingerido, obrigado

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!