Desterpenação de Óleos Essenciais

Escrito por Wagner Azambuja

 

Desterpenação

 

Os hidrocarbonetos terpênicos (em especial o limoneno) representam cerca de 90% da composição química dos óleos essenciais cítricos. Porém, devido à instabilidade das ligações etilênicas presentes nesses compostos, ele acaba se degradando com facilidade, formando subprodutos de aroma e sabor indesejáveis que reduzem a pureza do óleo essencial e seu shelf-life (tempo de vida na prateleira). Então, para se obter produtos mais estáveis, diversas unidades fabris de óleos essenciais cítricos fazem a desterpenação desses óleos. Ou seja, através do processo de desterpenação (ou folding), elas reduzem a fração terpênica do óleo essencial e concentram, ao mesmo tempo, a fração oxigenada – que é a responsável pelo seu aroma e sabor.

 

Grau de Concentração

 

O processo de desterpenação pode ser feito a partir da destilação fracionada a vácuo ou por meio de fluidos supercríticos, no qual o resultado é um óleo com melhor estabilidade, solubilidade e flavor – o último em virtude do enriquecimento dos terpenóides oxigenados das classes das cetonas e alcoóis quando comparado ao óleo não beneficiado. Quanto ao grau de concentração, este é determinado pela estabilidade exigida da aplicação e por fatores econômicos, sendo o mais usado o óleo tipo 5 fold (ou 5X), embora existam outros como 2, 8 e 10, 15 e 20 fold. Por exemplo: o óleo tipo 2 fold é o resultado da retirada de 50% do total dos compostos terpênicos presentes no óleo bruto; já o 3 fold é obtido a partir do próprio 2 fold, ao qual são retirados mais 50% dos terpenos ali presentes e assim sucessivamente.

“O óleo tipo 10 fold já é considerado um óleo isento de terpenos.”

Showing 2 comments
  • EXPEDITO JOSÉ MOUÇO CHAVES
    Responder

    BOA NOITE. GOSTARIA DE PRODUZIR UMA BEBIDA SEMELHANTE AOS GINS, A PARTIR DE CACHAÇA DE ÓTIMA QUALIDADE, COM GRADUAÇÃO ALCOÓLICA ABAIXO DE 50º. QUANTAS GOTAS DE ÓLEO DE ZIMBRO DEVO ADICIONAR POR LITRO DE CACHAÇA, CONSIDERANDO O ÓLEO 5 FOLD. OBRIGADO.

  • Jacqueline
    Responder

    Boa noite,
    Você poderia me informar a diferença de menta tri retificada e a menta desterpenada ?
    Obrigada .

Deixe um comentário

error: Content is protected !!