Propriedades Anticoncepcionais e Rejuvenescedoras do Óleo Essencial de Cenoura (Sementes)

extracaooetopo

Na hora de comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ!

Óleo Essencial de Cenoura (Sementes)

Óleo Essencial de Cenoura (Sementes)

Trata-se de um potente agente antifertilidade e um poderoso regenerador celular para a pele.

Anticoncepcional Natural

Anticoncepcional Natural

O OE de cenoura (sementes), além de bloquear a síntese de progesterona, o que prejudica a implantação do óvulo fertilizado, também inibe a atividade das enzimas 3-β-HSD e G6PDH, evolvidas nos processos de preparação e manutenção dos ovários. Como resultado, a menstruação pode ser facilitada, comprovando as propriedades anticoncepcionais deste óleo.

Regenerador Celular

Regenerador Celular

O OE de cenoura (sementes) é um excelente regenerador celular, dada à presença de carotol e daucol, dois álcoois aromáticos de propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e citofiláticas. Possui, pelo aumento de enzimas antioxidantes (como a glutationa, catalase e superóxido dismutase), uma maravilhosa ação rejuvenescedora e protetora da pele e, ainda, propriedades antineoplásicas.

Uma adaptação do texto para o Jornal de Aromatologia / 6 Edição / Ano VI
Curso de Aromaterapia

Sementes de Cenoura

As sementes de cenoura são utilizadas há séculos como anticoncepcional. A referência mais antiga sobre isso data dos séculos 4o e 5o a.C., aparecendo em uma obra escrita por Hipócrates, que também a indicava como abortiva. Havia menções similares por parte de Dioscórides e pelos médicos Scribonius Largus (47 d.C.) e Soranus, os primeiros a incluírem as sementes de cenouras selvagens em uma receita para contracepção. John Riddle, no livro “Eve’s Herbs: A History of Contraception and Abortion in the West”, escreve que a semente de cenoura é um dos mais potentes agentes antifertilidade conhecidos no mundo e que “as sementes são um forte contraceptivo se ingeridas imediatamente após a relação sexual.”

“O óleo obtido das sementes da cenoura é muito conhecido dentro da aromaterapia pelas suas propriedades cosméticas e regeneradoras da pele, dada à presença de carotol e daucol, dois álcoois aromáticos de propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e citofiláticas.”

Fundamentação Científica

Estudos com pequenos animais demonstraram que o extrato e o óleo essencial de sementes de cenoura impedem o processo de implantação do óvulo fertilizado, e, caso tenha ocorrido uma implantação recente, leva-o a expulsão. Na China, pesquisadores demonstraram que alguns terpenóides presentes no óleo são capazes de bloquear a síntese de progesterona em ratas e camundongos fêmeas grávidas. Logo, como a progesterona é crucial para que a gravidez ocorra, tendo a função de preparar o endométrio para receber o óvulo fertilizado, o ovo terá dificuldade de se implantar mediante a este bloqueio (de progesterona), permitindo a vinda da menstruação. Em outro estudo, o extrato obtido com éter e uma fração rica em ácidos graxos das sementes, afetou, após 15 dias de tratamento, o ciclo estrogênico de ratos adultos e reduziu o peso dos ovários significativamente pela inibição das enzimas 3-β-HSD e da G6PDH, envolvidas na formação de hormônios pelos ovários. Além disto, a semente de cenoura mostrou baixa atividade estrogênio-like e inibiu o efeito uterotrófico (de aumento do útero) do 17β-estradiol no 3º dia de avaliação. Robert Bennett, herbalista americana, defende o uso das sementes de cenoura como um contraceptivo natural. Ela conduziu entre 1992/1993 um experimento nos EUA onde 13 mulheres da cidade de Nova York utilizaram 1 colher de sobremesa de sementes de cenoura durante 12 meses com finalidade de avaliar a sua ação contraceptiva. Das 13 mulheres, 7 utilizaram apenas as sementes de cenoura (mastigadas) como o único método de controle, enquanto as demais fizeram uma associação com outros métodos não medicamentosos. Ao término do período avaliativo, somente 3 mulheres engravidaram, por conta, ainda, da administração incorreta das sementes. Logo, ao que tudo indica, as sementes de cenoura de fato possuem propriedades anticoncepcionais.

Na China, pesquisadores demonstraram que alguns terpenóides presentes no óleo são capazes de bloquear a síntese de progesterona em ratas e camundongos fêmeas grávidas. Logo, como a progesterona é crucial para que a gravidez ocorra, tendo a função de preparar o endométrio para receber o óvulo fertilizado, o ovo terá dificuldade de se implantar mediante a este bloqueio (de progesterona), permitindo a vinda da menstruação.

Efeito na Libido, Uso Cosmético e Aromacologia

Um estudo realizado no Irã mostrou que a ingestão do extrato da semente de cenoura é capaz de aumentar de 3 a 5 vezes os níveis de LH (hormônio luteinizante) na dose de 5 mg/kg ao dia, sem efeito no FSH. Em paralelo, observou-se um aumento nas concentrações de testosterona, as quais chegaram, neste estudo, a ser 85% maiores do que no grupo controle quando administrada na dose de 400 mg/kg. Por fim, verificou-se ainda um aumento na motilidade dos espermatozoides, comprovando, desta maneira, as propriedades “afrodisíacas” das sementes de cenoura, especialmente masculinas. O óleo obtido das sementes da cenoura é muito conhecido dentro da aromaterapia pelas suas propriedades cosméticas e regeneradoras da pele, dada à presença de carotol e daucol, dois álcoois aromáticos de propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e citofiláticas. Possui, pelo aumento de enzimas antioxidantes (como a glutationa, catalase e superóxido dismutase), uma maravilhosa ação rejuvenescedora e protetora da pele e, ainda, propriedades antineoplásicas. Um estudo publicado no U.S National Library of Medicine demonstrou que a aplicação tópica do extrato da semente de cenoura, rico em óleo essencial, é particularmente útil no combate ao câncer de pele, afinal, além de protege-la contra a sua incidência, o extrato reduziu o volume dos tumores por 99, 91 e 70% nas respectivas concentrações de 100, 50, 5%. O aroma da semente de cenoura lembra raízes, o que o torna um atrativo elemento da perfumaria (perfumes masculinos), ou quando se busca uma nota fechada de raiz, terra ou de especiaria. No emocional, o aroma da semente de cenoura trabalha o aterramento de pessoas aéreas. Com isso melhora a insegurança e a dificuldade de enfrentar o medo, ajuda a se “aterrar” no mundo para dele colher seu próprio crescimento. É um óleo útil para aqueles que fogem de enfrentar as dificuldades, sensíveis demais quando se deparam com o “mal” do mundo e que algumas vezes se exaurem ficando sem energias.

Carotol      Daucol

PS: estas informações são meramente ilustrativas e não devem ser tomadas como meio anticoncepcional. Procure sempre o médico!

Comprar Óleos Essenciais

extracaooetopo

Produto: Óleos Essenciais
Marca: QUINARÍ

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia dos Óleos Essenciais ao seu favor.

img-aromaterapia