Óleos Essenciais contra a Gripe

Óleos Essenciais contra a Gripe

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Gripe

Doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza que compromete o estado geral da pessoa, causando dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga, mal estar, dor de garganta, calafrios e febre.

Contágio

É tipicamente transmitida pelo ar (através de tosses ou espirros) e o seu período de incubação, tempo entre o contagio e o início dos sintomas, é de 1 a 4 dias. Estes sintomas perduram por aproximadamente 5 dias e é comum, por exemplo, que o sujeito gripado não tenha condições de sair da cama.

Tratamento da Gripe com Óleos Essenciais

No caso da gripe, eles podem agir tanto como antiviróticos, prevenindo ou enfraquecendo a ação do influenza, quanto como poderosos analgésicos, antitérmicos, descongestionantes, etc. – tratando os sintomas. Os óleos essenciais mais comumente utilizados são:
Alecrim;
Eucalipto Globulus;
Tea Tree (Melaleuca);
Hortelã Pimenta;
Patchouli.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza que compromete o estado geral da pessoa, causando dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga, mal estar, dor de garganta, calafrios e febre. Com maior incidência de abril a setembro no hemisfério sul, ela é tipicamente transmitida pelo ar (através de tosses ou espirros) e o seu período de incubação, tempo entre o contagio e o início dos sintomas, é de 1 a 4 dias. Estes sintomas perduram por aproximadamente 5 dias e é comum, por exemplo, que o sujeito gripado não tenha condições de sair da cama. Para tratá-la, embora existam antivirais projetados para travar a propagação do vírus no organismo, como o oseltamivir e o zanamivir, os médicos costumam receitar medicamentos para o alívio dos sintomas, como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e outros. No entanto, o melhor “remédio” ainda é a prevenção. A vacina anual contra o influenza, para se ter uma ideia, ajuda a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminui a gravidade da doença em cerca de 70 a 90% dos casos em jovens adultos. Um excelente número, é claro, mas – por enquanto – nada que impeça o vírus de fazer suas milhares de vítimas por ano.

Óleos Essenciais contra a Gripe

Os óleos essenciais, para quem não os conhece, são substâncias bastante complexas formadas por múltiplos elementos ativos que atuam das mais diversas formas no corpo humano. No caso da gripe, eles podem agir tanto como antiviróticos, prevenindo ou enfraquecendo a ação do influenza, quanto como poderosos analgésicos, antitérmicos, descongestionantes, etc. – tratando os sintomas. Os óleos de eucalipto globulus (1,8-cineol) e de tea tree (terpinen-4-ol), por exemplo, são os mais indicados quando o assunto é afastar ou combater o vírus. Pingar algumas gotinhas desses óleos na gola da blusa antes de sair de casa dificulta, consideravelmente, o contagio. E para os já gripados, um banho quente de imersão com esses mesmos óleos, por três dias seguidos, ajuda o organismo a expulsar de vez o influenza. No caso do terpinen-4-ol, por exemplo, uma pesquisa chinesa demonstrou que ele é capaz de se combinar com a hemaglutinina (HA), uma glicoproteína que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira. Desta maneira, cria-se uma “perturbação” no processo de fusão, o que impede o vírus influenza de atacar e entrar em novas células. Já o 1,8-cineol, além de antivirótico, também é capaz de atuar contra diversas infecções do sistema respiratório superior e inferior, o que é particularmente desejável no caso da gripe.

De acordo com U. R. Juergens e colaboradores (2003), em “Anti-inflammatory activity of 1.8-cineol (eucalyptol) in bronchial asthma: a double-blind placebo-controlled trial”, o 1.8-cineol age suprimindo a produção de alguns mediadores, como leucotrienos (LT) LTC4 e LTD4, seus precursores (5-HETE) e alguns prostanóides (PGD2, PGF2), que – sob certas condições – estimulam a produção de muco pelas células epiteliais das vias aéreas humanas. Isto significa que ele, o 1.8-cineol, é capaz de frear alguns dos mecanismos que resultam na produção de muco – tão comum na gripe. Todavia, conforme o quadro, a produção de muco não é suprimida em sua totalidade, evidenciando, portanto, outra característica do 1.8-cineol: de expectoração, afinal, ele também atua reduzindo a viscosidade do muco, o que acaba por facilitar a sua eliminação. Além disso, de acordo com o estudo “Is Myrtol® Standardized a New Alternative toward Antibiotics?”, de Maria Paparoupa e Adrian Gillissen (2016), o 1,8-cineol ainda é capaz de interferir na ativação dos leucócitos, que, em linhas gerais, são as células responsáveis por “defender” o organismo humano. Desta forma, diz-se que o 1.8-cineol inibe o aparecimento de espécies reativas de oxigênio – que são moléculas que podem causar graves danos às células epiteliais alveolares. Assim sendo, o óleo essencial de eucalipto glóbulus, não só combate o vírus como também pode auxiliar no tratamento das consequências do quadro gripal total, diminuindo a produção de muco e facilitando a sua eliminação.

Cineol     Terpinen4ol

Curso de Óleos Essenciais e Aromaterapia

O óleo essencial de palmarosa destaca-se como como matéria-prima para a fabricação de fragrâncias e perfumes, afinal, ele é capaz de proporcionar “firmeza” às notas florais com muita versatilidade. Compõe, por exemplo, as notas de saída do perfume Adriane Galisteu, lançado pela Jequiti em 2012.

Gripe e o Óleo de Patchouli

O patchouli álcool (patchoulol), principal o componente (25-40%) do óleo essencial de patchouli (Pogostemon cablin), possui potentes propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antimicrobiais já estudadas. Nos últimos 3 anos, baseado no fato do uso do chá do patchouli no tratamento de resfriados na China, foram desenvolvidas pesquisas acerca da ação do patchoulol contra o vírus da gripe. Os estudos iniciais mostraram que o patchoulol inibe fortemente a multiplicação do vírus H1N1 (gripe espanhola ou suína tipo A) e o H2N2 (gripe asiática tipo A). O patchoulol não apresentou, contudo, efeitos no vírus H3N2 (gripe de Hong Kong tipo A). Administrado oralmente em camundongos (20mg a 80mg/kg), o patchoulol foi efetivo contra a gripe suína (H1N1), pois aumentou o tempo e a quantidade de cobaias sobreviventes expostas a níveis infecciosos letais, e, nas exposições não letais, promoveu a rápida redução da quantidade de vírus no pulmão. Anticorpos para o vírus da gripe aumentaram muito mais no grupo que ingeriu o patchoulol, assim como houve aumento da produção de linfócitos T (CD3, CD4, CD8). Houve também a normalização da produção de citocinas e a redução da inflamação pulmonar. Tais observações mostraram capacidade do principal componente do OE do patchouli de aumentar a proteção contra a infecção da gripe por ação direta sobre o vírus e também sobre a potencialização da resposta imunológica e redução da resposta inflamatória pulmonar.

Óleos Essenciais contra a Gripe

Comprar Óleos Essenciais

Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

imagens
Comentários
  • ilda maria zancanaro
    Responder

    convém lembrar que óleos essenciais legítimos, correspondem à alma da planta e seus princípios ativos são muito intensos. Por isso devem ser usados com parcimônia, e quando se fala em gotas, são APENAS gotas. Excessos não potencializam nem abreviam o tempo de cura. O artigo acima é muito útil. Recomendo.

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!
molusco contagioso tea tree melaleucador de garganta oleos essenciais