
NO ATACADO: em torno de USD 400,00 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808
Sálvia Esclaréia (Salvia sclarea)
A sálvia esclaréia, ou clary sage, é uma planta nativa do Mediterrâneo, sul da França, Itália e Marrocos que pertence à família Lamiaceae. Seu nome, que significa “claro”, deriva da palavra latina “clarus” em alusão as propriedades atribuídas ao seu chá que, segundo conta a história, permitia aos antigos sábios a “enxergar” o futuro com maior clareza. Trata-se de uma planta pequena, cuja altura varia de 60 a 100 cm, e apresenta grandes folhas peludas, com simpáticas flores azuis, brancas ou roxas. Muito versátil, a esclaréia vem sendo utilizada há séculos para os mais diversos fins, desde como matéria-prima para adulterar vinhos moscatel à manipulação de medicamentos, por conta de suas propriedades carminativas, anti-inflamatórias e estrogênicas.
“Diz-se que a sálvia esclaréia produz mais óleo em solos com baixa fertilidade e umidade.”
Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia
O óleo essencial de sálvia esclaréia, ou clary sage oil, CAS number 8016-63-5, é um líquido amarelado de odor semelhante ao do âmbar gris, com um toque nodoso, que remete ao vinho, agridoce, espesso e forte. É extraído, geralmente, por arraste a vapor das partes aéreas da Salvia sclarea, onde o seu rendimento, sobre a biomassa, gira em torno de 1%. Sua composição química é um tanto diferente se comparada a outras espécies do mesmo gênero e apresenta, sobretudo, álcoois monoterpênicos, como acetato de linalila (56-78%) e linalol (6,5-24%), sesquiterpenos, como o germacreno D (1-12%) e diterpenos, como o esclareol (0,4-2,6%), este, o seu marcador químico. Na aromaterapia, este óleo é bastante conhecido e empregado por conta de sua propriedade “estrogen-like“, pois, devido ao seu conteúdo de esclareol – molécula que se assemelha, quimicamente, ao estrógeno – ele é capaz de atuar como um “regulador” do balanço hormonal feminino. Na prática, isto significa que este óleo, de fato, pode minimizar a irritação causada pela TPM e as ondas de calor (fogachos) do climatério. Ainda, o óleo de sálvia esclaréia – em especial por conta do acetato de linalila e do linalol – é capaz de atingir o SNC (Sistema Nervoso Central) com relativa facilidade (até mesmo pela inalação), onde age como um excelente calmante e sedativo. Inclusive, de acordo com Elisabetsky (1995), em “Effects of Linalool on glutamatergic system in the rat cerebral cortex”, ele também é um ótimo anticonvulsivante – pela inibição da ligação do glutamato e interações diretas com os receptores NMDA no cérebro, proporcionadas pelo linalol. Aliás, o linalol, conforme Hossain (2002) em “Effects of tea components on the response of GABA(A) receptors expressed in Xenopus Oocytes”, inibe a liberação de acetilcolina e potencializa os efeitos mediados pelo GABAa, fornecendo – desta maneira – uma justificativa adicional para a sua ação anticonvulsivante. Afinal, ao potencializar a ação do GABAa, inibe-se a geração desordenada de potenciais de ação (a excitação neuronal descoordenada que pode dar origem a uma convulsão).
Por conta do seu conteúdo de esclareol, CAS number 515-03-7, o óleo essencial de sálvia esclaréia também tem sido cotejado como um possível aliado contra o câncer. Diversas pesquisas, desde a década de 80, trazem o esclareol como um “promissor” agente antitumoral, a exemplo de Chinou (1994) em “Cytotoxic and antibacterial labdane-type diterpenes from the aerial parts of Cistus incanus subsp. creticus” – o qual demonstra a forte ação citotóxica deste álcool diterpênico contra células leucêmicas P-388 em ratos, células NSCLC-N6 neoplásicas pulmonares (humanas) e contra a linhagem KB de carcinoma epidérmico humano. Além disto, Sashidhara (2007) em “Cell growth inhibitory action of an unusual labdane diterpene, 13-epi-sclareol in breast and uterine cancers in vitro” demonstrou que um isômero, o 13-epi-sclareol, também presente no óleo de sálvia esclaréia, é capaz de inibir o crescimento de células de câncer de mama e uterino in vitro, sendo – inclusive – ligeiramente mais potente que o tamoxifeno, sem gerar qualquer efeito tóxico para as células normais. PS: o tamoxifeno é, atualmente, uma das drogas mais utilizadas pela medicina para o tratamento e a prevenção do câncer de mama. Ou seja, isto demonstra que este óleo, por conta de seus constituintes, pode ser um aliado na luta contra o câncer – mas isto não significa que drogas comerciais estejam sendo (nem que serão) elaboradas a partir dele. Já na indústria de perfumaria fina, o óleo essencial de sálvia esclaréia vem sendo empregado na formulação de diversas fragrâncias, sobretudo nas composições mais sensuais e sofisticadas por conta de sua nota quente e ambarada. Aliás, o esclareol, quando isolado, é utilizado como matéria-prima para a síntese de ambroxan (ou ambrox [Firmenich], amberlyn [Quest]), um éster na forma de cristais brancos que possui uma fina nota ambarada (um tanto metálica), com excelente desenvoltura – o qual é, obviamente, empregado apenas em perfumaria de alto padrão.

O absoluto de sálvia esclaréia é um material sólido que contém cerca de 70% de esclareol.
Óleo de Sálvia Esclaréia e a Depressão
A depressão é, basicamente, uma condição de origem multifatorial que – em algum grau – provoca um desiquilíbrio na quantidade (redução) e no funcionamento de alguns neurotransmissores, em especial da serotonina (5-HT), noradrenalina (NA) e dopamina (DA). Estes neurotransmissores, que são monoaminas bioquímicas, têm relação direta com a sensação de prazer e bem-estar – razão pela qual a diminuição destas substâncias no cérebro, por longos períodos, pode resultar neste quadro tão negativo, a depressão. Além disto, o hipotálamo do indivíduo depressivo, região cerebral que coordena a produção de hormônios em diferentes glândulas, entre outras funções, acaba “enviando uma ordem” para as adrenais produzirem ainda mais cortisol e outros derivados da cortisona. Este cortisol em excesso, que é o popular “hormônio do estresse“, além de prejudicar a saúde dos neurônios, colabora para a liberação de fatores inflamatórios que, por consequência, diminuem a capacidade imunológica total do organismo, deixando o indivíduo ainda mais susceptível a outras doenças. Segundo a publicação “Antidepressant-like effect of Salvia sclarea is explained by modulation of dopamine activities in rats”, o óleo essencial de sálvia esclaréia (Salvia sclarea) é capaz de aumentar, em ratos, a concentração de 5-HT e dopamina na fenda sináptica através de um esquema de modulação em seus receptores. Ainda, neste mesmo estudo, comparou-se o potencial antidepressivo deste óleo com outros, como de camomila romana (Anthemis nobilis) e alecrim (Rosmarinus officinalis) por meio de injetáveis (intraperitoneal, de 0.1 mL/100 g diluído em óleo de amêndoas) e inalações (20 mL de água quente com 1mL de óleo essencial). O resultado foi que o óleo de sálvia esclaréia, em comparação com estes (apenas), foi o que apresentou o melhor efeito antidepressivo, com respostas mais rápidas em relação à disponibilidade de neurotransmissores. Já em 2014, veio à tona a primeira publicação científica sobre os efeitos antidepressivos deste óleo, de sálvia esclaréia, em humanos. Neste estudo, vinte e duas mulheres na menopausa (com cerca de cinquenta anos) foram submetidas a sua inalação; onde, ao término, constatou-se um aumento nos níveis de serotonina – em alguns casos chegando a 800% – e, em paralelo, uma redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Comprar Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia

Produto: Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.183071/2017-37


O chá de Sálvia também pode ser encontrado no site da QUINARÍ (http://www.quinari.com.br).
Apresentação:
A sálvia (Salvia officinalis L.) é uma planta medicinal, utilizada como antiespasmódica e estimulante. Como estimulante, atua no coração e nos rins, além de ser sudorípara e tônica. Também é conhecida como salva ou salva-das-boticas.
É uma planta pequena, um arbusto que chega, no máximo, a meio metro de altura. Possui muitos ramos e flores azuis. Suas propriedades medicinais, no entanto, residem nas suas folhas, que contém um óleo aromático, além de resinas e bálsamos.
INDICAÇÃO: Tônico mental, azia, bronquite, catarro, diabete, diarréia, digestivo eficaz, estomatite, gengivite, inflamação, excesso de oleosidade, reumatismo, vômito, tosse, menopausa, faz vir à menstruação.
li num livro que os óelos de alecrim, salva e tomilho não devem ser usados por pessoas hipertensas, epilépticos ou portadores de doenças neurológicas, essas informações conferem?
Por favor, podem me responder pelo e-mail?
O óleo de esclaréia produz o aumento da pressão sanguínea em cachorros quando introduzido por injeção venosa.
Em estudos com animais observou-se que o óleo de esclaréia tem efeito hipotensor em doses baixas e hipertensor em doses mais elevadas.
Como a dosagem em aromaterapia é baixa, a esclaréia terá efeito hipotensor quando usada para este fim.
boa noite, preciso de um esclarecimento. eu não estou consequindo visualizar a quantidade que devo tomar o óleo de salvia para memoria , quantas gotas são, se são misturadas juntamente com água ou se é puro e o chá como é tomado? porfavor me ajude me!!! outra pergunta. quando eu for encomendar eu tenho que pedir salvia ou salvia esclarea?
Ola pode ser usado por homens ? E quais seriam os efeitos ?Obrigado.
Bom dia. Fale mais sobre a atuação desse óleo no gene MAOA, por favor. Me recordo de ter visto em um vídeo do canal Conaroma o dono da quinari falar algo do tipo, mas não aprofundou no assunto. Gostaria muito de mais detalhes. Obrigada.
Olá!
Como usar na leucemia linfocítica crônica?
Agradeço