Óleo Essencial, Absoluto, Goma, Látex, Resina, Óleo-resina e Resinóide

Farmacopéia define conceitos para algumas substâncias ou produtos extraídos da natureza, em especial das plantas aromáticas, que são largamente utilizadas na indústria cosmética, alimentícia, de perfumaria, etc. Abaixo alguns destes conceitos:

Óleo Essencial

São substâncias voláteis produzidas por plantas aromáticas, estocadas em forma de pequenas gotas entre as células vegetais que podem estar nas folhas, pétalas das flores, tronco, raízes e sementes das plantas.

Absoluto

Trata-se de um extrato altamente concentrado, normalmente líquido, mas, em alguns casos, semi-sólido ou sólido, preparado por extração com álcool (solvente). Os absolutos são bastante empregados na perfumaria fina, e, como exemplo tem-se o absoluto de jasmim. O absoluto de jasmim é um líquido viscoso laranja-marrom escuro, que pertence à família olfativa das notas florais. Este contém mais de 100 elementos diferentes, com destaque para o acetato de benzila, linalol, ácido fenilacético, farnesol e antranilato de metila, e sempre apresenta um preço elevado.

Goma

São sólidos constituídos por misturas de polissacarídeos (carboidratos), que são ou solúveis em água ou absorvem água e incham para formar um gel. São, portanto, insolúveis em óleos ou solventes orgânicos. Suas misturas são muitas vezes complexas e sofrem hidrólise, gerando açúcares mais simples, tais como arabinose, galactose, manose e ácido glucurônico. Algumas gomas são extraídas por exsudação, geralmente a partir do tronco de uma árvore, a qual é considerada uma resposta patológica à injúria produzida, seja ela acidental ou intencional. O termo “goma-resina” é ocasionalmente encontrada na literatura, mas não tem um significado preciso.

 

Látex

Trata-se de um fluido normalmente esbranquiçado que consiste em minúsculas gotículas de matéria orgânica em suspensão ou dispersa em meio aquoso. O exemplo mais conhecido é o látex de borracha, no qual o teor de sólidos é superior a 50% do peso do látex. Tais sólidos – ás vezes – coagulam-se através da fervura do látex, formando uma massa sólida cujos principais componentes são poliisoprenos cis ou trans e material resinoso. Se o poliisopreno é principalmente cis, ele confere elasticidade ao sólido, deixando-o em forma de borracha; se por outro lado, o poliisopreno é principalmente trans, o sólido não é elástico e fica em forma de guta percha (látex coagulado obtido a partir da Palaquium spp.).

 

Resina

Trata-se de um material sólido ou semi-sólido geralmente constituído por uma mistura complexa de terpenos (derivados do mevalonato) que são insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos (apolares). Elas podem ocorrer em quase todas as partes ou tecidos da planta; as quais são obtidas por exsudação.

 

Oleoresina

Oleoresina é a resina que, em função do alto teor de óleo volátil, é menos viscosa.

Resinóide

Um líquido viscoso, semi-sólido ou sólido preparado a partir de uma resina natural por meio da extração com um solvente a base de hidrocarboneto. Contêm óleos voláteis, originalmente presentes na resina, e são muitas vezes utilizados na perfumaria.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!