Mirceno (Myrcene)
CLIQUE ABAIXO PARA:
- Pratica diária da aromaterapia.
- Pessoas comuns (CPF)
que desejam complementar
suas rendas; - Lojas de aromaterapia;
- Lojas de produtos naturais;
- Lojas veganas;
- Farmácias de manipulação.
- Industrias de cosméticos;
- Industrias de perfumaria;
- Industrias farmacêuticas;
- Industrias alimentícias.
Na hora de comprar químicos aromáticos, exija qualidade!
Compre-os da QUINARÍ.
Preços diferenciados no atacado, consulte-nos.
WhatsApp: (42) 99949 1304.
Nome
Mirceno | Myrcene
Fórmula Molecular
C10H16
Número ou Registro CAS
123-35-3
Descrição
Líquido oleoso levemente amarelado com forte odor irritante (fresco, apimentado, terpênico, aromático, balsâmico e plástico).
Principais aplicações
● Óleos essenciais de capim-limão, louro, lúpulo, verbena e outros.
● Medicamentos (analgésico) e química fina (precursor de compostos químicos, como geraniol, linalol, mentol e vitaminas A e E).
● Medicamentos (analgésico) e química fina (precursor de compostos químicos, como geraniol, linalol, mentol e vitaminas A e E).
Mirceno (Myrcene)
O beta-mirceno, de nome sistemático 7-metil-3-metileno-1,6-octadieno, é um líquido viscoso (óleo) de coloração levemente amarelada que apresenta um forte odor irritante (fresco, apimentado, terpênico, aromático, balsâmico e plástico). Insolúvel em água, ele pode ser de origem natural, sendo obtido a partir dos óleos essenciais de louro, verbena, capim-limão, lúpulo e outros, ou de origem sintética, produzido através da pirólise (pyrolysis) do beta-pineno com aproximadamente 95% de pureza. Trata-se de um componente nobre, de fórmula molecular C10H16, que se tornou alvo de diversos estudos desde 1950 em função do seu vasto universo de aplicações – sendo utilizado, sobretudo, como intermediário na obtenção de alcoóis terpênicos, aromas químicos e vitaminas A e E.
“Sabe-se que a maioria dos hidrocarbonetos monoterpênicos são cíclicos, com um núcleo hexagonal estável. Mas há exceções, como o mirceno, que, com três duplas ligações, é acíclico.”
Aplicações
Como já exposto, o beta-mirceno é um intermediário para a fabricação (em larga escala) de alcoóis terpênicos, tais como geraniol, linalol, mentol e seus derivados – que são componentes de extrema importância para os mais diversos ramos da indústria. Segundo alguns autores, por exemplo, é possível se produzir mentol a partir do beta-mirceno de acordo com o processo Takasago, utilizando como catalisadores lítio, BINAP chiral ródio e brometo de zinco. É empregado como mediador para a síntese de vitaminas A e E e atua como substituto do butadieno ou isopreno na manufatura de borracha sintética. É, também, o componente responsável pelo sabor amargo da cerveja (pois está presente no lúpulo) e o elemento chave por trás das propriedades sedativas e analgésicas atribuídas ao chá de capim limão, bastante empregado na medicina popular. Ou seja, trata-se de um produto muito visado pela indústria química. Alias, para comercializá-lo, o beta-mirceno deve apresentar no mínimo 90% de pureza, densidade de 0,789 (min), índice de refração na faixa de 1,466 a 1,471 e coloração amarelo pálido. Quando em condições de fogo, é inflamável e emite fumaça tóxica que é irritante para os olhos, sistema respiratório e pele. Por fim, o seu isômero, o alfa-mirceno, foi sintetizado pela primeira vez em 1965 e não é encontrado na natureza.
É possível se produzir mentol a partir do beta-mirceno de acordo com o processo Takasago, utilizando como catalisadores lítio, BINAP chiral ródio e brometo de zinco.
Comprar Mirceno (Myrcene)
Na hora de comprar químicos aromáticos, exija qualidade!
Compre-os da QUINARÍ.
Preços diferenciados no atacado, consulte-nos.
WhatsApp: (42) 99949 1304.