Dor de Garganta: Tratamento com Óleos Essenciais

extracaooetopo

Na hora de comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ!

Dor de Garganta

Dor de Garganta

Manifestação comum na prática médica que resulta da inflamação da faringe e/ou amígdalas, estruturas que compõem as vias aéreas superiores. No caso da faringe, ela é chamada de faringite e no caso das amígdalas, amigdalite. No entanto, como ambas estão anatomicamente próximas e, por isso, susceptíveis às mesmas causas inflamatórias, é comum que inflamem juntas, em um quadro denominado faringoamigdalite.

Causas

Causas

● Vírus: é a mais comum e pode ser ocasionada por diferentes tipos de vírus, como aqueles do grupo adenovírus;
● Bactérias: em especial por Streptococcus pyogenes, responsável por cerca de 30% dos casos de faringite nas crianças e 10% nos adultos;
● Fungos: mais rara.

Tratamento de Dor de Garganta com Óleos Essenciais

Tratamento de Dor de Garganta com Óleos Essenciais

É possível, desde que haja o acompanhamento de um profissional. Óleo mais indicado: tea tree (melaleuca).

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Dor de Garganta

A temível dor de garganta é uma manifestação comum na prática médica que resulta da inflamação da faringe e/ou amígdalas, estruturas que compõem as vias aéreas superiores. No caso da faringe, ela é chamada de faringite e no caso das amígdalas, amigdalite. No entanto, como ambas estão anatomicamente próximas e, por isso, susceptíveis às mesmas causas inflamatórias, é comum que inflamem juntas, em um quadro denominado faringoamigdalite. Ou seja, dor de garganta, então, é igual à faringoamigdalite. Ela também pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. A dor de origem viral é a mais comum e pode ser ocasionada por diferentes tipos de vírus, como aqueles do grupo adenovírus. Felizmente, neste caso, o próprio organismo consegue se livrar da infecção ou, no máximo, com a ajuda de algum antiinflamatório. Já a dor de garganta de origem bacteriana deve, necessariamente, ser tratada com antibióticos (sempre prescritos por um médico), como a amoxicilina, a azitromicina e a benzatina (benzetacil) – sendo permitido, aqui também, a associação com antiinflamatórios. Neste caso, a pessoa deve seguir com o tratamento até o final do tempo prescrito, mesmo que todo o incômodo da dor desapareça já nos primeiros dias. E por fim, tem-se a irritação causada por fungos, que por ser rara não será tratada neste artigo.

Dor de Garganta: Tratamento com Óleos Essenciais

Sabe-se que até o momento não existe um remédio único capaz de curar todos os tipos de dor de garganta. No entanto, há diversos óleos essenciais com propriedades tanto bactericidas quanto antivirais que estão se mostrando extremamente eficazes contra “alguns tipos” de faringoamigdalite. O óleo essencial de tea tree (Melaleuca alternifolia) – cujo ativo principal é o terpinen-4-ol, é o que tem apresentado os resultados mais interessantes. Segundo uma pesquisa australiana, este óleo é de 11 a 13 vezes mais poderoso que o ácido carbólico (fenol) no que diz respeito à eliminação de fungos e bactérias. Seu espectro de ação é tão amplo que seria cansativo citar todos os agentes infecciosos que são acometidos por ele, no entanto, eis dois exemplos que se enquadram neste contexto: de acordo com alguns estudos, o óleo essencial de tea tree é capaz de aniquilar – mesmo em pequenas concentrações – o famoso Staphylococcus aureus, um tipo de bactéria comumente resistente a meticilina que pode causar faringite aguda. E, em relação aos vírus, ficou comprovado que este óleo consegue afastar e inibir a ação do influenza, vírus responsável pela gripe e, conseqüentemente, dores de garganta. Quanto ao uso, recomenda-se pingar uma ou duas gotas deste óleo em um copo com água e fazer gargarejos de duas a três vezes por dia.

Para finalizar, algumas considerações sobre o tea tree:

● o óleo essencial de tea tree veio a ser tão valorizado pelo governo australiano que, durante a Segunda Guerra Mundial, todos os envolvidos na produção e fornecimento deste óleo foram dispensados do serviço militar com o objetivo de suprirem a demanda dos soldados britânicos e australianos nas frentes de batalha.
● pesquisadores brasileiros da escola dentária de Piracicaba demonstraram que o óleo de tea tree é mais eficaz que a clorexidina e o óleo de alho no combate às bactérias bucais.

O mecanismo de ação do terpinen-4-ol, principal ativo do óleo essencial de tea tree (melaleuca), ainda não foi totalmente esclarecido pela comunidade científica no que se refere aos vírus. Todavia, uma pesquisa chinesa com o vírus influenza, causador da gripe, demonstrou que o terpinen-4-ol é capaz de combinar-se com a hemaglutinina (HA), uma glicoproteína que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira. Desta maneira, cria-se uma “perturbação” no processo de fusão, o que impede o vírus de atacar e entrar em novas células.

Comprar Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca)

melaleucavenda

Produto: Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca)
Marca: QUINARÍ
Registro na ANVISA: 25351.183102/2017-65

melaleucabarcode
img-selos
Showing 6 comments
  • Rita de Cassia
    Responder

    Gostaria se saber qual a forma de uso desse óleo essencial, para criança de três anos, porque eles não sabem gargarejar ainda.
    Grata pela atenção,
    Rita

    • Marcia
      Responder

      Coloca numa embalagem spray (uso os vazios do propolis) . Coloco soro , melaleuca, propolis verde e faço spray na garganta varias vezes ao dia.

  • Alexandra
    Responder

    Use em.um difusor de ambiente. Ou 2 gotinhas no travesseiro.

  • Andresa
    Responder

    Vc ainda pode diluir em óleo vegetal ou óleo de Coco mesmo 1 a 2 gotinhas e massagear no pescoço

  • Mônica
    Responder

    Qual a idade mínima que pode usar óleo?

  • Sílvia Cristina Pimentel Menezes
    Responder

    Meus netos vivem resfriados.
    Como posso usar o óleo essencial pra que nao fiquem tão resfriados.
    Um tem 5 anos e o outro 3 anos.
    Vivem tomando vários tipos de xarope

Deixe um comentário

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia dos Óleos Essenciais ao seu favor.

img-aromaterapia