Salicilato de Metila

tamborespadraooe

NO ATACADO: em torno de USD 40,00 /L | Verificar a
disponibilidade: (42) 99981 0808 ou (42) 99114 0808

Nome

Nome

Salicilato de Metila | Methyl Salicylate

Fórmula Molecular

Fórmula Molecular

C8H8O3

Número ou Registro CAS

Número ou Registro CAS

119-36-8

Características

Características

Líquido com um intenso e irritante odor peculiar.

Fontes Naturais e Aplicações

Fontes Naturais e Aplicações

● Óleos essenciais de bétula doce, gaultéria, meadowsweet e outros.
● Bebidas e alimentos (aromatizante) e medicamentos (analgésico).

Escrito por Wagner Azambuja
img-curso-aromaterapia

Salicilato de Metila

O salicilato de metila, de fórmula molecular C8H8O3, é um éster de relativa toxicidade presente nos óleos essenciais de gaultéria (Gaultheria procumbens), meadowsweet (Spiraea alba), bétula doce (Betula lenta) e outros. Parcialmente solúvel em água, trata-se de um componente opticamente inativo que possui um intenso e irritante odor peculiar. Apresenta ponto de ebulição em 220-224 °C, massa molar de 152.1494 g/mol e sua estrutura química se assemelha à aspirina – considerada a primeira criação da indústria farmacêutica. É utilizado, dentre outros fins, como aromatizante para vários tipos de produtos (de balas e doces a pesticidas organofosforados), como analgésico em diversas pomadas e sprays e até como isca para atrair os machos de algumas espécies de abelhas.

“Algumas plantas são capazes de lançar no ar apreciáveis quantidades de salicilato de metila quando são ameaçadas por estiagem, mudanças drásticas de temperatura ou pragas de insetos. O objetivo, segundo os pesquisadores, é se defender e “sinalizar” o perigo umas para as outras.”

Aplicações

Ainda sobre suas aplicações, convém gizar que a propriedade analgésica desta substância vem sendo amplamente explorada pela indústria farmacêutica há anos. O GELOL, por exemplo, indicado para o tratamento local de manifestações reumáticas, torcicolos, bursites, artrite, lumbago e torceduras, contém níveis seguros de salicilato de metila na sua composição. No entanto, algumas pessoas são sensíveis a este componente e por isso devem administrá-lo com cautela ou evitá-lo. Afinal, o seu uso em excesso – seja por ingestão, uso tópico ou inalação – pode causar tonturas, náuseas, letargia ou mesmo a morte em situações mais graves (raras). Para melhor esclarecer esta questão, eis um comparativo: na sua forma pura, uma colher de chá de salicilato de metila contém 7g de salicilato, que corresponde a 23 comprimidos de 300 mg de aspirina. Ou seja, uma dose letal para um adulto de 70kg.

(*) hoje, grande parte do salicilato de metila disponível no mercado é obtido por síntese.

Na molécula de salicilato de metila observa-se um grupamento -COOCH3 conjugado ao anel aromático, em posição orto à hidroxila (OH), cuja aproximação permite a formação de ligação hidrogênio intramolecular. Inclusive, via síntese, pode-se chegar a esta molécula através da reação entre o ácido salicílico e o metanol, com catálise ácida.

tamborespadraooe

Produto: Química Fina
Marca: QUINARÍ

Showing 5 comments
  • Carlos Higino
    Responder

    Boa tarde sabe me dizer onde posso comprar o Salicilato de metila??

    Obrigado
    Carlos

    • Enza
      Responder

      Vc pode encontrar o salicilato de metila em farmácias de manipulação de medicamentos.

  • suely
    Responder

    gostaria de saber se posso ingerir 1 gota de oleo de gualteria,dissolvido em uma colher de cha tres vezes ao dia? .
    tenho muitas crises de gota
    obrigado!

  • eveline
    Responder

    SUELY, uma gota de óleo essencial, muitas vezes dá pra fazer 20 xícaras de chá. muito cuidado com a ingestão, pois nem todo óleo pode ser ingerido e quano pode, deve ter cuidado com a cadeia molecular dele para que não venha a prejudicar o seu fígado. Consulte um aromaterapeuta em sua cidade.

  • sergio oliveira santos
    Responder

    bom dia. gostaria de saber quanto de salicilato posso usa para fazer pomada.
    50g de vasilina com eucalipto e canfora

Deixe um comentário

error: Content is protected !!