Perfumes – Notas Amadeiradas, com Óleo Essencial de Patchouli

Notas Amadeiradas, com Óleo Essencial de Patchouli

 

O patchouli (Pogostemon cablin), pertencente à família Lamiaceae, é nativo das ilhas das Filipinas. Suas folhas possuem de 5 a 10 cm de comprimento e de 3 a 8,9 cm de largura, com margens levemente lobadas e dentes crenato-serrados. No Brasil, apresenta florescimento eventual, com flores esbranquiçadas de tonalidade avermelhada, que se desenvolvem em espigas axilares e apicais. Prefere climas quentes, com distribuição regular da precipitação pluviométrica, não sendo tolerante a geadas. No patchouli, a maior parte do óleo essencial (mais de 70%) está contido em células especializadas internas. Por esta razão, costuma-se fazer a secagem das folhas (à sombra) antes da destilação, procedimento que torna as membranas celulares mais permeáveis e facilita o acesso às bolsas de óleo. Quanto à qualidade, o melhor óleo é aquele obtido após um longo processo de destilação (próximo de 24 horas), afinal, a fração mais valiosa do óleo é formada por elementos que possuem altos pontos de ebulição. No geral, o óleo essencial de patchouli é constituído principalmente por terpenos, sendo os sesquiterpenos os mais freqüentes. Seu constituinte principal é o patchoulol, um elemento que, em conjunto com o alfa-patchouleno, determina o clássico aroma amadeirado deste óleo. Na indústria de perfumes, o óleo essencial de patchouli é bastante empregado por conta do seu aroma balsâmico, amadeirado, que contribui com perfeição para a construção das notas de fundo (básicas) de diversas fragrâncias. Como exemplo, tem-se: Azzaro pour Homme (1978), de Azzaro, 1 Million (2008), de Paco Rabanne, Coach for Men (2009), de Coach, Patchouli Impérial (2011), de Dior, Cashmere & Patchouli (2011), de Hugo Boss entre outros.

Azzaro pour Homme (1978), de Azzaro

 

Azzaro pour Homme traduz todo o charme da Itália com uma autenticidade 100% masculina. Nele, o perfumista soube mesclar notas transparentes, aéreas e saborosas (como o hedione), com componentes que são encontrados em diversos perfumes em dosagens mais importantes (por exemplo em CK One ou em Cool Water de Davidoff). Azzaro é um dos perfumes masculinos líderes no mercado francês e europeu. Apresenta um aroma original, com o funcho e o anis sem se esquecer das diferentes lavandas ligeiramente herbáceas. Com um coração amadeirado e apimentado, adiciona-se a presença do vetiver, do patchouli, do sândalo e do cardamomo. Por fim, algumas facetas de âmbar e de musgo reaquecem o conjunto.

Coach for Men (2009), de Coach

 

Chic e confidencial, Coach for Men é o primeiro perfume para homens da marca americana de produtos de couro Coach. Coach for Men mistura a tradição e a modernidade com um toque clássico. Inicialmente, ele revela notas cítricas frescas e frutadas de toranja, tangerina e bergamota. Em seguida, misturam-se as notas aromáticas de petitgrain, chá e zimbro. Por fim, tem-se o seco amadeirado do musgo de carvalho e do patchouli.

Patchouli Impérial (2011), de Dior

 

Amadeirado, rico e caloroso, Patchouli Impérial é um perfume da Coleção Christian Dior. Sua impressão inicial é dada pelos cítricos temperados com coentro. Construído em torno do patchouli, o coração mistura a rosa com leves notas irisadas e frutais, que podem lembrar o grão de cenoura. No fundo, o cedro e o sândalo são combinados com o âmbar para um efeito levemente animalizado. Perfumista: François Demachy.

Cashmere & Patchouli (2011), de Hugo Boss

 

Macio e de âmbar, Cashmere & Patchouli é um perfume da linha “BOSS The Collection“, de Hugo Boss. Criado em torno do patchouli, o perfume revela facetas aromáticas balsâmicas e terrestres. Em seguida, evolui até uma assinatura mais macia à imagem do cashmere.

comprar oleo de patchouli

Showing 2 comments
  • clademilson ferreira da silva
    Responder

    fiquei feliz em encontrar esse sity pois gostaria de fazer umas colonias perfumadas para meu uso voces poderia me ajudar nessa esperiencia caseira pois tenho muitas ideias para ter meu proprio cheiro marcante sei que não é facil mas gostaria de conhecer quais são as melhores essencias e fixadores.(19)3541-3171 ou 9749-6444 desde ja meu muito obrigado

  • Zailton
    Responder

    Boa noite, gostaria de comprar novamente uma muda de Patchouli tiamos uma muda mas precisamos morar na Capital então os responsáveis não cuidaram da planta – veio do Rio de Janeiro e já tinha muitos anos que estava em nossa companhia, e não sei mais ounde foi comprada
    se algum de vós puder me ajudar a encontrar uma muda destas, ficarei muito grato – quero comprar esta planta novamente – Obrigado

Deixe um comentário