Óleo Essencial de Hissopo

Óleo Essencial de Hissopo

CLIQUE ABAIXO PARA:

Ideal para:
  • Pratica diária da aromaterapia.
Ideal para:
  • Pessoas comuns (CPF)
    que desejam complementar
    suas rendas;
  • Lojas de aromaterapia;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas veganas;
  • Farmácias de manipulação.
Ideal para:
  • Industrias de cosméticos;
  • Industrias de perfumaria;
  • Industrias farmacêuticas;
  • Industrias alimentícias.
Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

Nome

Óleo Essencial de Hissopo / Hyssop Essential Oil

Nome científico

Hyssopus officinalis

Componente de destaque

Isopinocanfona

Descrição

Líquido amarelo-translúcido com um delicado cheirinho floral-herbal.

Principais aplicações

Como flavorizante na indústria de bebidas. Na aromaterapia, é utilizado como tônico do sistema circulatório, cicatrizante e expectorante, através da fluidificação do muco. Ajuda também a regular o ciclo menstrual. Porém, devido a toxicidade da isopinocanfona, deve ser administrado com muita atenção e com a supervisão de um profissional.

Escrito por Wagner Azambuja
Curso de Aromaterapia

Hissopo

O hissopo (Hyssopus officinalis) é uma planta que pode chegar a sessenta centímetros de altura e apresenta um tronco peludo, com folhas verdes finas. Suas flores, de tonalidade roxa ou azul, decoram a flora mediterrânea e são muito atraentes para as abelhas. A citação bíblica: “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo!”, Salmo 51:9, refere-se ao efeito purificador da planta em relação às pestes, à lepra e às doenças do peito. Na verdade, por suas propriedades desodorizantes, o hissopo era empregado na limpeza e na purificação de templos sagrados e durante muito tempo foi considerado uma planta sagrada. Foi em uma vara de hissopo que a esponja banhada em vinagre foi levada até Jesus na cruz, em João 19:29. Seu nome deriva do hebreu Ezoph e do grego Azob. Foi provavelmente levado para a Europa no século X por monges beneditinos, que o usavam como ingrediente em licores. Foi uma das ervas mais disseminadas na Idade Média e era usada para afastar piolhos. As folhas eram colocadas sobre as feridas e pareciam curá-las rapidamente. O polvilho pulverizado feito de hissopo ajudava a amenizar inchaços e manchas, além de ser usado para tratar tumores cancerosos.

Óleo Essencial de Hissopo

O hissopo contém de 0,3 a 0,8% de óleo essencial, o qual é geralmente extraído por destilação a vapor de seus ramos floridos. Seu constituinte principal é uma cetona, a l-isopinocanfona (com cerca de 50%), uma substância que pode ser tóxica em grandes quantidades, e também l-pinocanfeol, próximo de 10%, e – em alguns casos – tujona (outro elemento que exige cuidado). Contêm, ainda, alguns hidrocarbonetos monoterpênicos, como pineno, nopineno e alfa-terpineno, sesquiterpênos e alcoóis sesquiterpênicos. Na indústria, é bastante empregado na fabricação de licores. Já na aromaterapia, devido à sua toxicidade, exige muita experiência do profissional, pois em excesso pode causar ataques epilépticos. (*) muitos aromaterapeutas, aliás, optam por não usá-lo. O óleo essencial de hissopo exerce um efeito regulador sobre o sistema circulatório e parece ajudar a elevar a pressão arterial em caso de hipotensão. É um ótimo tônico para o organismo em condições de enfraquecimento e suas propriedades estimulantes são benéficas à convalescência. É muito eficaz contra problemas respiratórios e infecções por vírus, como resfriado, tosse, gripe, bronquite e asma. Ajuda a limpar os pulmões e alivia o enrijecimento peitoral. Fluidifica a mucosidade e alivia o espasmo brônquico. É um tônico para a digestão, agindo como um laxante brando. Ajuda a expelir gases, alivia o espasmo estomacal e se acredita que auxilia na expulsão de parasitas intestinais. Ajuda a recuperar o apetite e facilita a digestão de gorduras. É benéfico ao ciclo menstrual, especialmente quando há retenção de líquidos durante a menstruação e é eficaz nos tratamentos da leucorréia e amenorréia. Pode proporcionar algum alivio àqueles que sofrem de reumatismo, artrite e gota. Na pele, tem efeito cicatrizante e ajuda a amenizar manchas.

Óleo Essencial de Hissopo
Curso de Óleos Essenciais e Aromaterapia

Cultivado tanto pela beleza e capacidade de atrair abelhas e borboletas quanto pelo uso culinário e medicinal, o hissopo é uma erva a que se atribuíam propriedades anti-sépticas nos tempos bíblicos e por isso era usada até contra a lepra. Pesquisas modernas, no entanto, indicam que como agente tópico, ele pode ajudar a combater infecções de herpes e a regularizar a menstruação atrasada.

Comprar Óleos Essenciais

Óleos Aromaterapia QUINARÍ

Ao comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.
WhatsApp: (42) 99949 1304.

imagens

Deixe um comentário

VÍDEOS SOBRE AROMATERAPIA DA QUINARI

Curso de Aromaterapia

Aprenda a como utilizar toda a energia
dos Óleos Essenciais ao seu favor.

error: Conteúdo protegido!