Hidrolato: A Água Perfumada

extracaooetopo

Na hora de comprar óleos essenciais, exija qualidade!
Compre óleos essenciais da QUINARÍ.

Hidrolato ou Hidrossol

Hidrolato ou Hidrossol

Água condensada resultante do processo de extração de um óleo essencial por arraste a vapor ou nas palavras de Suzanne Catty, autora do livro “Hydrosols: The Next Aromatherapy”, “hidrolatos são a água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou hidro destilação de material vegetal para fins aromaterapêuticos”.

Características

Características

Líquidos de baixa viscosidade com pH geralmente variando de 5 a 6 (levemente ácido), portanto desfavoráveis a contaminação bacteriana. Quando adequadamente armazenados (lugar fresco, frasco âmbar de vidro e bem fechado), podem conservar suas propriedades químicas por até 3 anos, em média.

Aplicações

Aplicações

Cosméticos (inclusive como conservantes), perfumaria, alimentos e aromaterapia.

Escrito por Wagner Azambuja
img-curso-aromaterapia

Hidrolato ou Hidrossol

O hidrolato, também conhecido por hidrossol, água floral ou água perfumada, é a água condensada resultante do processo de extração de um óleo essencial por arraste a vapor ou, nas palavras de Suzanne Catty, autora do livro “Hydrosols: The Next Aromatherapy”, “hidrolatos são a água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou hidro destilação de material vegetal para fins aromaterapêuticos”. Isto significa que, através destes métodos de extração (a vapor ou hidro destilação), após o vapor passar pelo condensador – onde é resfriado, alguns elementos bioativos e aromáticos da planta se unem a água e não ao óleo essencial. Formam, então, o hidrolato, um produto que contêm uma fração considerável das propriedades terapêuticas da planta cujo emprego, por parte das indústrias de cosméticos, perfumaria e aromaterapia, vem crescendo exponencialmente.

“Curiosidade: diz-se que na França algumas fábricas de cosméticos recepcionam seus clientes e visitantes com um copo de hidrolato diluído em água e misturado com mel.”

Características

O hidrolato, que nem sempre apresenta um odor agradável, possui Ph levemente ácido (5-6), tornando-o pouco propício ao crescimento bacteriano. Quando recém extraído, trata-se de um produto estéril, pois resulta da condensação do vapor a altas temperaturas, na casa dos 100oC. Todavia, com o tempo, não é imune a contaminação – razão pela qual dever ser adequadamente armazenado (lugar fresco, frasco âmbar de vidro e bem fechado). Se bem acondicionado, o hidrolato pode conservar suas propriedades químicas por até 3 anos em média. Isto depende, obviamente, dos constituintes químicos naturalmente presentes nele. Por exemplo: há hidrolatos que possuem constituintes com características antissépticas, e, por esta razão, eles têm um shelf life (vida de prateleira) mais longo. É o caso dos hidrolatos de tomilho, melaleuca e orégano. Outros hidrolatos têm preferência por conta de suas propriedades terapêuticas e odor, como de lavanda, que contêm de 22 a 38 compostos já identificados, sendo o linalol – monoterpeno que possui um delicioso cheirinho doce, o seu constituinte principal. Neste caso, o linalol – além de muito aromático – é um poderoso agente relaxante, empregado pela indústria farmacêutica em formulações no combate à depressão. Em razão disto, várias indústrias já estão substituindo a água pura, matéria-prima de quase toda formulação, por hidrolatos com o objetivo de enriquecer seus produtos; seja pela estabilidade química e/ou propriedades terapêuticas.

Há hidrolatos que são capazes de conservar suas propriedades químicas por até 3 anos, mas isto depende, obviamente, dos constituintes químicos naturalmente presentes neles. Por exemplo: hidrolatos que possuem constituintes com características antissépticas, tais como os de melaleuca, orégano e tomilho, têm um shelf life (vida de prateleira) mais longo.

Alguns Hidrolatos e Suas Propriedades

Hidrolato de Camomila Alemã (Matricaria recutita): trata-se de um excelente anti-inflamatório, que apresenta ótimos resultados em qualquer condição de pele irritada: rachadura, queimaduras, coceira, eczema e psoríase. Também é valioso em compressas para veias inchadas, hemorroidas e varizes. É, ainda, um excelente calmante para bebês a partir dos 2 meses; misturando uma colher de chá na água da banheira (banho).

Hidrolato de Eucalipto Globulus (Eucalyptus globulus): possui aroma semelhante ao óleo, mas não tão canforado. É a primeira escolha para problemas respiratórios: tosse, resfriado e infecção pulmonar. Ótimo para gargarejos e como enxaguante bucal. Fortalece o sistema imunológico e, ainda, é um excelente estimulante mental e físico.

Hidrolato de Gerânio (Pelargonium graveolens): tal como o seu óleo essencial, possui um belo aroma floral doce que traz equilíbrio. É ótimo para todos os tipos de pele e ajuda a controlar a produção de sebo, mantendo a pele macia e sem oleosidade. Trata-se ainda de um tônico para o sistema nervoso, capaz de levantar o ânimo e a autoestima.

Hidrolato de Hortelã Pimenta (Mentha piperita): excelente tônico para a pele, útil para refrescá-la em dias de calor excessivo. Também demonstra ótimos resultados para coceira, psoríase e eczema. Facilita a digestão, reduz os espasmos e ainda é um exímio antisséptico.

Hidrolato de Lavanda (Lavandula officinalis / angustifolia): ideal para todos os tipos de pele por conta de suas propriedades regenerativas e curativas. Excelente para queimaduras. Limpa e tonifica a pele, o qual é um dos preferidos para fazer máscaras faciais com argila. Seu aroma doce e calmante é ótimo para adultos e crianças, pois promove relaxamento e melhora a qualidade do sono. No campo emocional, combate distúrbios de agressividade, nervosismo, agitação e impaciência. Ainda, perfuma de maneira muito agradável preparações culinárias a base de baunilha.

Hidrolato de Neroli (Citrus aurantium): trata-se de um hidrolato muito calmante, ótimo para ansiedade e stress. Shirley Price recomenda-o para pessoas que sofrem de transtorno afetivo sazonal (TAS) ou para aliviar o stress e perturbações emocionais. É útil para superar o medo de voar ou qualquer outra situação de ansiedade. Também é um adstringente médio, que pode trazer benefícios a pele oleosa.

Hidrolato de Olíbano (Boswellia carterii): seu primeiro efeito é de expansão da energia. Ótimo para ser utilizado antes da meditação. Na parte respiratória, mostra-se um excelente expectorante; útil também para inflamações na boca e nas gengivas sob a forma de gargarejos. Na pele, confere sedosidade e ainda atenua marcas de expressão.

Hidrolato de Rosa (Rosa x damascena): limpa e tonifica suavemente todos os tipos de pele, mantendo o equilíbrio do pH e estimulando o processo de regeneração. Suas propriedades antibacterianas, inclusive, ajudam a combater a acne de forma suave, ao contrário de vários outros tratamentos convencionais. Demonstra efeito calmante no caso de queimaduras e outras situações de irritabilidade dérmica. No campo emocional, trata-se de um calmante, sedativo e antidepressivo, o qual vem sendo empregado na culinária da Índia, Turquia e Marrocos há séculos.

Hidrolato de Sálvia Sclarea (Salvia sclarea): é conhecido por ser o “hidrolato da mulher”, pois é capaz de atenuar os diversos sintomas da menopausa e TPM, como cólicas, inchaços, retenção de líquidos e irritabilidade. Moderado antiespasmódico e anti-inflamatório, pode ser usado topicamente e internamente, com efeitos nos sistemas circulatório, endócrino, digestivo, muscular e nervoso. Atua também como antidepressivo e afrodisíaco.

Hidrolato de Tea Tree (Melaleuca alternifolia): trata-se de um exímio antisséptico e fortalecedor do sistema imunológico. Na pele, ele equilibra a oleosidade natural, sendo bastante empregado em feridas, furúnculos, queimaduras, herpes, acne e manchas. É revitalizante e refrescante, ideal para borrifar em casa, no trabalho ou em viagens.

Hidrolato de Ylang Ylang (Cananga odorata): com seu delicioso aroma floral, é considerado um belo calmante, sendo bastante indicado para a hora de dormir. No cuidado da pele, é valorizado por seus efeitos tônicos, equilibrando a pele seca ou oleosa. Também é um ótimo afrodisíaco.

Comprar Óleos Essenciais

extracaooetopo

Produto: Óleos Essenciais
Marca: QUINARÍ

Showing 2 comments
  • MARCOS ANTONIO ALVES DA SILVA
    Responder

    GOSTEI DA VARIAÇÃO DAS ESSÊNCIAS. PARABÉNS.

  • rosana
    Responder

    Olá

    Já usei o de melaleuca, maravilhoooooossssssssssoooooooooo

Deixe um comentário

error: Content is protected !!