Frascos de Alumínio para Óleos Essenciais, Aromas, Fragrâncias, Essências e demais Químicos Aromáticos

Escrito por Wagner Azambuja

 

Químicos Aromáticos: Boas Práticas no Armazenamento

 

Os óleos essenciais, e outros químicos aromáticos, como os aromas, as fragrâncias e as essências, exigem uma série de cuidados para se evitar a volatilização, a deterioração, a oxidação e vários outros processos que acabam comprometendo a qualidade destes produtos. Por exemplo: através do contato prolongado de um óleo essencial com o oxigênio do ar, pode-se ocorrer o processo de oxidação, que é bastante comum em óleos cítricos mal acondicionados. Então, para evitar este, e uma série de outros problemas, sugere-se a utilização de embalagens que bloqueiam a incidência direta da luz (tal como vidro âmbar ou alumínio), bem lacrados (que evitam também a volatilização) e com o mínimo de ar dentro. Há, inclusive, empresas que substituem o ar no interior das embalagens por um gás inerte, como azoto ou anidrido carbônico, para melhorar a conservação.

 
 
 

“Várias substâncias minerais e orgânicas, naturais e de síntese, são capazes de retardar a oxidação de óleos essenciais quando adicionadas em pequenas quantidades, de 0,001% a 0,1%, particularmente di e polifenóis em orto e para (como hidroquinona, pirogalol, galhato de propilo, bissulfito de sódio e ácido nordihidroguaiarético). O etanol, ao contrário do que geralmente se supõe, parece não possuir atividade antioxidante.”

 

Frascos de Vidro e Alumínio para Óleos Essenciais, Aromas, Fragrâncias, Essências e demais Químicos Aromáticos

 

Diversos químicos aromáticos, em especial os óleos essenciais, devem ser preferencialmente armazenados em frascos de vidro âmbar ou alumínio. Afinal, com o tempo, as embalagens plásticas se dissolvem e acabam contaminando o óleo – prejudicando suas propriedades; não só físico-químicas (interferindo na fragrância e sabor) mas também terapêuticas. O vidro, porém, tem o inconveniente de ser frágil, susceptível a quebra. Imaginemos, como exemplo, o caríssimo óleo essencial de rosa sendo transportado em um frasco de vidro que se quebrou no transporte. Hã? Por isto, muitas empresas de químicos aromáticos, F&F – Flavors & Fragrances – tem utilizado frascos de alumínio, que oferecem extrema proteção aos produtos e com a vantagem de serem a prova de injúrias, inquebráveis. Outro recurso interessante é o da refrigeração. Pesquisas indicam que os óleos armazenados em um refrigerador normalmente preservam melhor as suas características originais, durando pelo menos o dobro do tempo. Óleos cítricos, que perdem o aroma e o sabor com mais facilidade, são frequentemente refrigerados para prolongar seus shelf life. Mas atenção: a geladeira de uso comum jamais deve ser utilizada para este fim, pois os óleos podem estragar os alimentos – tornando-os impróprios para o consumo!

Frascos de Alumínio

 

Comprar Fracos de Alumínio

 

No Brasil, há poucos fornecedores de bons frascos de alumínio, que são fabricados dentro das normas, etc. Além disto, há diversos produtos “Made in China” com procedência de material duvidosa sendo disponibilizados em nosso mercado. Ou seja, adquirir este tipo de frasco no Brasil, atualmente, não tem sido uma tarefa simples. Por esta razão, segue abaixo o link para COMPRAR frascos de alumínio com segurança, fabricados no Brasil e dentro das normas da ABNT:
Atacado e Varejo / (42) 3225 2036

Deixe um comentário